PSDB – CE

Engenheiro da OAS diz que obra em tríplex no Guarujá atendia ao gosto de Lula

Brazil's former President Luiz Inacio Lula da Silva attends the installation of the Truth Commission at Planalto presidential palace in Brasilia, Brazil, Wednesday, May 16, 2012. Brazilian President Dilma Rousseff has sworn in the seven members of a truth commission created to look into human rights abuses committed during the nation's long dictatorship. (AP Photo/Eraldo Peres)Brasília (DF) – Uma das testemunhas centrais na investigação que apura o envolvimento da família do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com um tríplex reformado pela empreiteira OAS no Guarujá, o engenheiro e funcionário da OAS Igor Pontes, que acompanhou as reformas do apartamento, afirmou que as obras estavam sendo feitas de acordo com o gosto do ex-presidente. As informações são de reportagem publicada neste domingo (31) pela Folha de S. Paulo.

O engenheiro foi ouvido por procuradores da força-tarefa da Operação Lava Jato na semana passada. A nova fase da operação, a Triplo X, apura informações sobre os apartamentos do Condomínio Solaris. O imóvel, que originalmente era da cooperativa Bancoop, foi repassado à OAS. O Ministério Público suspeita que empreiteira bancou a reforma do apartamento de Lula.

Segundo testemunhas ouvidas pelo MP de São Paulo, Igor Pontes seria o principal elo entre a família do petista e a OAS. O engenheiro Armando Magre, sócio da Talento Construtora, contratada pela empreiteira para tocar a obra no tríplex, disse a promotores que Pontes o chamou para realizar serviços que consistiam em “mudança de layout, troca de acabamento (pintura, piso, elétrica, hidráulica), execução de impermeabilização, refazimento da piscina, troca de escadas e colocação de elevador privativo”.

Ele disse ainda que teve contato com a esposa do ex-presidente, Marisa Letícia, quando esteve em reunião com Pontes. Ela teria estado no apartamento na companhia do filho, Fábio Luís, e do ex-presidente da OAS Léo Pinheiro, condenado a 16 anos de prisão.

Outra testemunha também afirmou ter presenciado Pontes na companhia do próprio ex-presidente Lula. De acordo com o assistente de engenharia Wellington Aparecido Carneiro da Silva, que trabalhou na OAS entre 2011 e 2014, a tarefa de acompanhar o casal presidencial em vistorias pelo apartamento e áreas comuns do prédio era de Igor Pontes.

O engenheiro da OAS será agora chamado para depor no Ministério Público do Estado de São Paulo. Além dele, também serão intimados para depor Lula e Marisa Letícia, na condição de investigados. Os dois negam que tenham participado da reforma do apartamento, e sustentam que desistiram da opção de compra. Vale lembrar que os demais compradores só poderiam optar pela desistência dos apartamentos até 2009.

Ver mais