Brasília (DF) – Os sucessivos escândalos que pesam sobre a Petrobras, com as descobertas da Operação Lava Jato, e a crise financeira que levou a estatal a perder US$ 200 bilhões do seu valor de mercado, desde o início do governo da presidente Dilma Rousseff, agora fizeram com que a empresa perdesse 39% do seu valor de marca em 2015. A Petrobras tornou-se a marca com a maior perda de valor neste ano, segundo um ranking das 25 empresas mais valiosas do Brasil.
As informações são de reportagem desta sexta-feira (4/12) do jornal Folha de S. Paulo. O ranking, elaborado pela consultoria Interbrand, mostra que a Petrobras manteve o sétimo lugar de 2014, mas a marca que valia R$ 6,7 bilhões passou a valer R$ 4,1 bilhões.
“No caso da Petrobras, pesa a [operação] Lava Jato, além da parte financeira”, disse o diretor de estratégia da Interbrand, André Matias, ao jornal. “Tudo afeta a força da marca”.
De acordo com a publicação, o banco BTG Pactual também figura entre as empresas mais desvalorizadas, com 8% de queda, na décima posição. A marca é avaliada em R$ 1,8 bilhão.
O levantamento da Interbrand, que foi finalizado na semana passada, ainda não leva em conta o prejuízo causado pela prisão do banqueiro André Esteves, detido na semana passada sob a acusação de participar de uma trama para atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato, junto com o senador Delcídio Amaral (PT-MS), ex-líder do governo Dilma no Senado.