PSDB – CE

Famílias de baixa renda são as que mais sofrem com alta da inflação

dinheiro_calculadora-economia EBCO índice que mede o custo de vida da população com renda de até 2,5 salários mínimos atingiu, nos 12 meses terminados em outubro, 10,01%, segundo a Fundação Getúlio Vargas e ficou muito acima da meta de 4,5% do Banco Central.
Diminuir a quantidade de produtos a serem adquiridos ou mesmo deixar de comprar produtos essenciais tem sido a opção dos consumidores, em especial, daqueles que têm renda menor, para driblar a inflação.
“A inflação é pior para as empresas e especialmente para as famílias e mais especialmente para as famílias mais pobres. As famílias de trabalhadores brasileiros, são as famílias que ganham menos na sociedade. Elas já pagam a mais alta taxa de juros, a mais alta taxa do cartão de crédito, do cheque especial, do crédito direto ao consumidor. E paga a mais alta taxa tributária do mundo”, lamenta o deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR).
A cesta básica também não dá trégua. O valor médio avançou, no mês passado, em nove das 18 capitais pesquisadas pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese). A maior alta foi em Brasília com 2,1%. Os produtos que mais subiram, nas cidades pesquisadas, foram açúcar, arroz, óleo de soja, café em pó, pão francês e carne bovina.
Ver mais