PSDB – CE

Filho de Lula terá que explicar à PF R$ 1,5 milhão que recebeu de lobistas

dinheiro operacao lava jato 2 foto Policia Federal do ParanaBrasília (DF) – O empresário Luís Cláudio Lula da Silva, filho do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, foi intimado pela Polícia Federal a prestar depoimento na investigação que apura a compra de medidas provisórias favoráveis a montadoras de veículos. O empresário terá que explicar um pagamento de R$ 1,5 milhão que uma de suas empresas, a LFT Marketing Esportivo, recebeu da empresa de lobby Marcondes & Mautoni, no ano passado.

As informações são de reportagem desta quarta-feira (28/10) do jornal O Globo. De acordo com a publicação, o depoimento de Luís Cláudio deverá acontecer após a análise do material apreendido na recente etapa da Operação Zelotes, que teve início com a apuração de fraudes no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) do Ministério da Fazenda.

Para o deputado federal Bruno Araújo (PSDB-PE), a convocação do filho de Lula pela Polícia Federal é uma prova de que “as instituições brasileiras estão funcionando”.

“Elas investigam a quem quer que seja, e trazem um elemento novo: além da investigação do filho do ex-presidente da República, há a possibilidade de ter havido recursos que influenciassem ou mudassem a posição de voto na construção da legislação brasileira, dentro do Congresso Nacional”, afirmou.

“Toda a investigação, feita dentro do processo da legalidade, demonstra que as instituições brasileiras estão funcionando. Agora, quem de fato é investigado e demandado pelo Ministério Público vai responder ao MP, à Polícia Federal e à Justiça Federal, em tudo o que for solicitado. Essa é a regra do jogo democrático”, completou o deputado.

Empresa de fachada

Segundo a investigação, a Marcondes & Mautoni seria uma empresa de fachada, suspeita de intermediar negócios ilegais entre empresas privadas e o setor público. Em pedido que deu origens às buscas na LFT, o procurador José Alfredo de Paula Silva considerou “suspeito que uma empresa de marketing esportivo receba valor tão expressivo de uma empresa especializada em manter contatos com a administração pública”.

Também foram apreendidos documentos de outras duas empresas do filho de Lula: a Touchdown Promoção de Eventos Esportivos e a Silva e Cassaro Corretora de Seguros.

Ver mais