PSDB – CE

Governadores do PSDB reivindicam mais autonomia para estados e municípios

federacao-ja-pocos-de-caldas-siqueira-campos-teotonio-vilela-beto-richa-e-geraldo-alckmin-6-300x200Os oito governadores do PSDB Geraldo Alckmin (SP), Antonio Anastasia (MG), Beto Richa (PR), Marconi Perillo (GO), Simão Jatene (PA), José de Anchieta Jr. (RR), Siqueira Campos (TO) e Teotônio Vilela (AL), que participaram nesta segunda-feira (18) do encontro Federação Já, Poços de Caldas +30 – em Poços de Caldas, sul de Minas Gerais, defenderam, durante entrevista coletiva, mais autonomia para os estados e municípios e o fortalecimento da federação.

“Quero aqui reiterar a relevância do encontro um tema que é o prestígio da federação”, afirmou Anastasia.

“O governo federal centraliza e isso não funciona”, acrescentou Alckmin.

“A federação não é escolha, em um país como o nosso que é extremamente diverso e desigual, é um apelo que a nação toda abraça”, completou Jatene.

Richa destacou que o Brasil avançou, desde o lançamento da “Declaração de Poços de Caldas” – primeiro documento público do Movimento das Diretas Já, em novembro de 1983 pelos governadores Tancredo Neves (MG) e Franco Montoro (SP) – , mas é preciso ainda mais. “O Brasil precisa avançar mais”, ressaltou, lembrando que há uma preocupação geral com a situação econômica e o crescimento pífio: “Há uma concentração de poderes em Brasília.”

Teotonio Vilela afirmou que os princípios da democracia e da federação precisam ser fortalecidos. “”Nós, do PSDB, temos a obrigação de oferecer [à população e ao país] um projeto que contemple a federação”, disse. “O povo não quer mais nada além do básico”, lembrou referindo-se à saúde, educação e segurança, além de infraestrutura.

Para Anchieta, a defesa do fortalecimento da democracia e da federação é “suprapartidária. É preciso reformar essa equação que leva à quebra do pacto federativo e tem prejudicado o Brasil”, disse. Siqueira Campos acrescentou que é fundamental iniciar um novo momento político no qual o “proibir seja substituído pelo consenso”.

Fonte: Agência PSDB

Ver mais