PSDB – CE

Governo Dilma quer a volta da CPMF em 2016

impostosO brasileiro que se prepare para pagar mais uma conta.

Em razão da falta de planejamento, sem ter como arcar com as despesas do ano que vem e precisando consolidar o ajuste fiscal prometido, o governo Dilma planeja enviar ao Congresso Nacional uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que prevê a volta da Contribuição sobre Movimentações Financeiras (CPMF).

O novo imposto atingiria em cheio a classe trabalhadora, que já sofre com a carga exagerada de tributos e a recorrente alta dos preços.

A volta do conhecido “imposto do cheque”, noticiada na edição desta quinta-feira (27) do jornal Folha de S.Paulo, é apenas uma das propostas de aumento de tributos analisadas pela cúpula do Executivo.

Conta – “A CPMF é o pior imposto que existe”, afirma o deputado federal Alfredo Kaefer (PSDB-PR). E acrescenta: “Não cabe mais aumento de imposto na caixinha da sociedade.”

O deputado tucano a carga tributária imposta hoje aos brasileiros, de 36%, deve subir. “Devemos ter um ou dois pontos a mais até o final do ano, devido à redução do Produto Interno Bruto (PIB)”, prevê.

“Além de resultar em aumento de carga tributária, a volta da CPMF traz outro reflexo negativo porque inibe a movimentação econômica dos agentes. E quanto mais movimentações financeiras, mais saudável é para a economia em geral”, lamenta.

Kaefer resume: “Tudo cai em cima do trabalhador. E vêm os arautos da moralidade fiscal dizendo ‘vamos economizar’, mas não impedindo que quem ganha menos seja tributado.”

Ver mais