
O deputado federal Vanderlei Macris (PSDB-SP) é o autor do requerimento aprovado. No Facebook, o tucano comemorou a aprovação do requerimento. “Aprovado requerimento: presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster será convidada a prestar esclarecimentos sobre denúncia de propina envolvendo funcionários da Petrobras”, disse o parlamentar, no perfil na rede social.
A denúncia que será investigada por uma comissão da Câmara vai averiguar a suspeita que uma pessoa que se identifica como ex-diretor da empresa holandesa SBM Offshore, que aluga plataformas flutuantes a companhias petrolíferas, disse que a companhia teria pagado mais de US$ 250 milhões em propinas entre 2005 e 2011 a empresas e autoridades em diversos países – entre eles, o Brasil.
De acordo com a denúncia do suposto ex-funcionário da SBM, ao menos US$ 139 milhões teriam sido pagos por meio da Faercom e da Oildrive, empresas que trabalhavam como representantes comerciais da SBM no Brasil, e então repassadas a funcionários da Petrobras, para obter contratos junto à estatal.