O presidente do PSDB-CE, Luiz Pontes, declarou ser “mais um absurdo do Governo Federal” o projeto de privatizar o Parque Nacional de Jericoacoara. Técnicos dos ministérios do Planejamento e Meio Ambiente já estiveram reunidos com moradores em Jijoca, apresentando o modelo de Parceria Público-Privada (PPP), através do qual o governo Dilma pretende passar a administração do Parque para o controle de uma empresa que, por sua vez, irá controlar o fluxo de visitantes e cobrar pela entrada, além de ter direito de construir hotéis e restaurantes em diversos locais da área que já recebeu o status máximo em termos de proteção ambiental.
“Mais uma atitude de descaso do Governo Dilma com o Ceará. Ela já fez inúmeras promessas que não cumpriu, agora quer destruir aquele paraíso”, critica o tucano destacando a necessidade da bancada federal cearense no Congresso se mobilizar contra a iniciativa. “O PSDB vai encabeçar esse movimento, que deve ser de todos os cearenses”, complementa.
Faturamento
Os cálculos apresentados pelos consultores levam a um faturamento anual de mais de R$ 60 milhões para a empresa que ganhar a licitação, o que representa o dobro do orçamento da Prefeitura de Jijoca.