PSDB – CE

Má gestão e investimentos de risco fazem o valor de mercado da Petrobras cair 65% em um ano

Plataforma PetrobrasBrasília (DF) – A Petrobras deve apresentar nesta quinta-feira o balanço do terceiro trimestre de 2015, depois de registradas as perdas com a crise deflagrada pela Operação Lava-Jato. Desde setembro de 2014, a estatal perdeu 65% do seu valor de mercado. Analistas estimam que o prejuízo no trimestre será de até R$ 1,8 bilhão, e a companhia não dá sinais de recuperação.

As informações são de reportagem desta terça-feira (10/11) do jornal O Estado de S. Paulo. Segundo a publicação, no terceiro trimestre as ações da Petrobras caíram cerca de 40%, de acordo com um levantamento da consultoria Economática. A estatal também tem uma dívida bilionária referente ao não pagamento de dividendos.

Ainda assim, a empresa realiza investimentos de alto risco como o feito no projeto das refinarias Premium – uma no Ceará e outra no Maranhão, cancelado neste ano e que levou a um prejuízo de R$ 3 bilhões. Uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) revelou que a diretoria da Petrobras decidiu seguir adiante com o projeto mesmo após ter conhecimento de que o risco de prejuízo era de 98%.

Para o deputado federal Betinho Gomes (PSDB-PE), a gestão petista deve desculpas aos brasileiros por “afundar o maior patrimônio público da nação em uma situação caótica”.

“Certamente, se fosse uma empresa privada, a Petrobras já estaria decretando falência, já teria pedido recuperação judicial, mas como são os cofres públicos que mantem e que bancam esse descaso que o PT promove, mais uma vez o cidadão brasileiro vai ter que arcar com os custos dessa irresponsabilidade. É triste e lamentável, e isso tem que ser amplamente divulgado e denunciado”, afirmou.

O parlamentar destacou que é importante que o governo federal e a direção da Petrobras reconheçam o seu erro, para que as pessoas que investiram na empresa não saiam prejudicadas.

“Um papel que a oposição deve exercer nesse instante é o de cobrar responsabilidade. Fazer a denúncia e cobrar responsabilidade para quem tomou a decisão, do mais alto escalão do governo até aqueles diretores que foram nomeados pelos partidos políticos com o único objetivo de sangrar a empresa. Todos devem ser acionados e responsabilizados por tamanha dificuldade que a empresa enfrenta hoje”, considerou.

Betinho Gomes também alertou para a decisão deliberada da Petrobras de continuar com um investimento potencialmente problemático, especialmente após o aviso dado por consultorias internacionais.

“A orientação técnica para esses investimentos foi completamente desconsiderada, e se optou apenas por fazer o investimento tomando como base as decisões políticas de tentar ter benefícios em determinada região, tentar, de maneira imediatista, fazer propaganda de que a empresa estava conseguindo investir em áreas que antes não se investia. Foi uma atitude deliberada e irresponsável, e agora o preço está sendo pago por todo o conjunto da sociedade”, completou o deputado.

Ver mais