PSDB – CE

Mais da metade dos consumidores brasileiros de baixa renda estão endividados, diz Fecomércio

supermercado-marcelo-camargo-abr-300x200Brasília (DF) – Uma pesquisa feita pela Federação do Comércio de São Paulo (Fecomércio SP) mostra que nem a retração do consumo observada nas vendas do varejo foi suficiente para impedir o endividamento da família brasileira. De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, a proporção de endividados subiu de 53,3% em julho para 54,8% em agosto. A situação piora entre os consumidores de baixa renda: na faixa que recebe até dez salários mínimos, 58,6% estão endividados.

As informações são de reportagem publicada nesta segunda-feira (14/9) no jornal Valor Econômico.

Segundo o levantamento, o endividamento já atinge 44% da população. A pesquisa da Fecomércio também afirma que o avanço do desemprego foi um dos fatores que levaram ao crescimento do endividamento. Isso porque, com a dificuldade para manter o padrão de consumo, a população de baixa renda tem recorrido a empréstimos para tentar equilibrar as contas.

Ainda de acordo com a Fecomércio, o total de famílias endividadas passou de 1,91 milhão em julho para 1,97 milhão em agosto, em números absolutos. São 193 mil famílias a mais na categoria de endividados, em relação ao mesmo período de 2014. Entre os endividados, 5,8% acreditam que não terão condições de pagar total ou parcialmente suas contas em setembro. Na faixa de renda até dez salários mínimos, o percentual sobe para 8,6%.

Ver mais