Brasília (DF) – O preço do gás liquefeito de petróleo (GLP) em botijões maiores de 13 quilos ou a granel terá novo aumento. Menos de um mês após a alta de 15% em botijões menores, o GLP ficará 12% mais caro a partir desta sexta-feira (25), segundo o Sindicato das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás). As informações são da Folha de S. Paulo.
De acordo com a reportagem, enquanto o aumento do gás em botijões de 13 quilos impacta o consumidor residencial, o reajuste no preço do produto vendido em botijões maiores ou a granel terá efeitos sobre comércio, indústria e grandes condomínios.
Especialistas ouvidos pela Folha afirmaram que o aumento já reflete a alta do dólar nas últimas semanas, já que a Petrobras precisa importar o combustível para abastecer parte do mercado interno.
Segundo a reportagem, a disparada do câmbio tem efeito imediato sobre asimportações de combustíveis, apesar dos baixos preços do petróleo no mercado internacional. Cálculos do Centro Brasileiro de Infraestrutura apontaram que a defasagem do preço da gasolina praticamente dobrou nesta semana, quando o dólar passou dos R$ 4.
O último reajuste no GLP em botijões maiores ou a granel havia sido realizado em dezembro do ano passado. O anúncio do aumento foi comunicado ontem (24) pela Petrobras.