PSDB – CE

“Não existe mais feudo do PT em lugar nenhum deste país”, afirma Aécio durante encontro em Salvador

IMG_2311O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, desembarcou, na manhã desta sexta-feira (6), em Salvador para participar do encontro “Caminhos para a Região Nordeste”.

O senador chegou acompanhado do prefeito ACM Neto no Fiesta Convention Center, no Itaigara, onde reuniu cerca de 700 pessoas, entre lideranças e políticos da base aliada ao PSDB na Bahia, como o DEM, PMDB, PV, PMN, Solidariedade e PPS.

O encontro – que integra as comemorações dos 20 anos do Instituto Teotônio Vilela e teve como objetivo discutir o problema da violência no Nordeste e o momento político e econômico no país – foi aberto pelo presidente do diretório estadual do PSDB na Bahia, deputado federal João Gualberto, e o diretor do ITV, César Gontijo. “A Bahia se tornou, a partir de 2006, um dos estados mais violentos no país, e a capital está entre as dez cidades mais violentas do mundo. Isso é uma vergonha para o governo que temos”, destacou João Gualberto, ressaltando que “se as mentiras da atual presidente e a corrupção não tivesse imperado, Aécio teria sido eleito e o Brasil estaria diferente”.

“Perdi as eleições, mas não perdi a esperança. Pelo contrário, ao vir a um evento como esse na Bahia, pode ter certeza que eu saio daqui revigorado. Volto a Brasília para poder afirmar que não existe mais feudo do PT em lugar nenhum deste país e vamos começar a vencer pelo Nordeste brasileiro, que paga o imposto mais caro pela irresponsabilidade do governo do PT”, disse Aécio, lembrando que mais de 200 mil empregos foram perdidos no Nordeste e no Norte do país e a Bahia detém mais de 11% dos assassinatos cometidos no país. “A violência chegou aos pequenos municípios brasileiros e o Estado nacional falido. De todos os gastos do governo federal, apenas 0,5% foi investido em segurança pública”, criticou o tucano.

O prefeito ACM Neto também lamentou que a Bahia lidere em números absolutos de homicídios no país, com 5.450 assassinatos em 2014. Os dados constam no relatório divulgado no último mês de outubro, pela Organização das Nações Unidas (ONU). “Aqui na Bahia a principal vítima da violência é o jovem, pobre e negro. Precisamos firmeza no combate à violência, coragem para enfrentar as questões de segurança e, principalmente, investimentos na educação das nossas crianças e jovens e Aécio já mostrou isso em Minas, quando governou o Estado. O futuro do Brasil, a correção de tudo que está acontecendo de errado no país, passa pelo Aécio”.

O prefeito também criticou a falta de compromisso da presidente Dilma com os baianos por não liberar recursos para a construção do BRT e creches na capital baiana conforme prometido. Já o deputado federal Antonio Imbassahy (PSDB-BA) afirmou que os constantes assaltos e explosão de caixas eletrônicos obrigam os baianos a viverem gradeados em casa. “Esse governo vive de propaganda e ninguém acredita mais”.

Instabilidade econômica e política

A crise econômica que enfrenta o país foi criticada pelo deputado federal Jutahy Magalhães Jr. (PSDB-BA). “Imaginávamos que em 2015 teríamos um outro país, que não tivesse vivendo com inflação, corrupção e desigualdade social. Ninguém imaginou chegar após uma eleição política na constatação de que a vitória da presidente Dilma foi devido a dois fatores: na mentira e na corrupção”, disse o parlamentar, destacando que a bancada tucana baiana faz parte da Frente Parlamentar do Impeachment da presidente Dilma. “Os mesmos que hoje falam em golpe, solicitaram e votaram nominalmente para abertura do processo de impeachment do Collor. Defendo não apenas pela questão legal, mas porque só sobreviveremos a esse atoleiro de desemprego e inflação com a saída da presidente que não tem moral, capacidade política e popularidade para governar esse país”.

A redução do repasse do Fundo de Participação do Município (FPM) pelo governo petista foi uma das principais críticas dos prefeitos do interior baiano presentes no evento. “Tivemos uma queda de 23% do FPM e de 45% da arrecadação do município com ICMS”, reclamou Assuero Alves de Oliveira (PSDB), prefeito de Jaborandi (Oeste baiano).

O encontro contou com a palestra do sociólogo e coordenador do Centro de Estudos em Criminalidade e Segurança Pública da UFMG, Cláudio Beato, e o doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado Maior do Exército e professor da Universidade Salvador – Laureate International Universities, Carlos Alberto da Costa Gomes. Além de prefeitos, deputados estaduais e federais, vereadores e lideranças políticas da capital e do interior da Bahia, também participaram do evento os presidentes estaduais José Carlos Aleluia (DEM) e Geddel Vieira Lima (PMDB).

 

Ver mais