PSDB – CE

Nos últimos cinco anos, Governo federal aplicou apenas 50% do orçamento para prevenção e resposta a desastres naturais

O desastre ocorrido em Mariana (MG), em função do rompimento de barragens de rejeitos de mineração, tornou-se uma calamidade social sem precedentes no estado. Mas, se depender do histórico de investimentos do governo federal nessa área, a luta para atenuar o drama vivido pela população da região será insuficiente.
Desde que a presidente Dilma Rousseff (PT) tomou posse em 2011, menos da metade da verba destinada à prevenção e resposta a desastres naturais foi liberada. De acordo com levantamento feito Instituto Teotônio Vilela (ITV) junto ao Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI), dos R$ 21,9 bilhões colocados no orçamento, apenas R$ 10,9 bilhões chegaram ao destino final.

O gráfico a seguir mostra que governo federal aplicou apenas 50% do orçamento previsto em ações para prevenção e resposta a desastres:

image001

Ver mais