PSDB – CE

Onda de demissões atinge trabalhadores da indústria

O Pará foi o estado da região Norte que mais gerou postos de trabalho no setor industrial em maio de 2014. Os dados são de uma pesquisa do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), divulgado nesta segunda-feira, 14. De acordo com o relatório, baseado em levantamentos do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, neste período o setor da indústria de transformação em todo o Pará gerou 3.458 admissões contra 3.442 desligamentos, apresentando um saldo positivo de 16 postos de trabalho. FOTO: CLÁUDIO SANTOS/ AG. PARÁOs reflexos da má condução da política econômica pelo governo federal começam a atingir as indústrias.

Reportagem publicada no jornal Folha de S.Paulo, na edição desta quarta-feira (12), mostra que o setor enfrenta uma onda de demissões.

“Em menos de 48 horas, duas empresas de Sertãozinho (SP) demitiram 325 trabalhadores. A Simisa mandou embora 175 funcionários, e a Fuzi-tec, 150. Ambas produzem peças e máquinas e fazem manutenção em usinas”, relata o jornal.

Ainda segundo a matéria, não se trata de casos isolados. “De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de Sertãozinho, somente neste mês foram mais de 400 desligamentos e, em todo o ano, mais de 3.000.”

O presidente do Núcleo Sindical do PSDB, Antonio Ramalho, informa que essa situação não é apenas um problema dos metalúrgicos.

Chega a outros setores, como o da construção civil, que este ano já fez 23 mil homologações, contra 20 mil, no mesmo período, em 2013.

“Já era algo esperado. O Brasil que não cresce na área econômica, não há investimentos. Vivemos um momento preocupante”, constata.

Ver mais