Brasília (DF) – Pesquisa do Datafolha para o Sindicato da Micro e Pequena Indústria do estado de São Paulo (Simpi) apontou que o índice de satisfação do segmento com os custos da atividade registrou 58 pontos em novembro. Em dezembro, o indicador ficou em 91 pontos, acima do mês anterior, mas bem menor que um ano antes, quando alcançou 109 pontos. A variação é de zero a 200 pontos. Quanto mais próximo ao teto, maior o otimismo.
De acordo com reportagem do Valor Econômico desta quarta-feira (13), 56% dos empresários consultados afirmaram que o capital de giro é insuficiente. No caso das pequenas empresas industriais, a proporção chegou a 64%.
O crescimento das demissões também foi destaque da pesquisa mensal do Simpi. Em relação a outubro, quando 17% das empresas demitiram e apenas 10% contrataram, a proporção de empresas com corte de pessoal subiu para 31% em dezembro, enquanto as que abriram novas vagas se limitaram a 12%.
O número de empresários pessimistas em relação ao desempenho da economia aumentou de 30% para 41% entre dezembro de 2014 e o mesmo mês de 2015. Já o número de otimistas diminuiu de 52% para 38%.
Crise
Ainda segundo o levantamento, 90% dos empresários consideram a crise econômica e política prejudicial aos negócios. Para 64%, além de prejudicar, a crise ameaça a sobrevivência da empresa.
O número de entrevistados que considera possível encerrar as atividades no curto prazo (três meses) em função das dificuldades econômicas cresceu um ponto percentual, passando de 30% para 31%. O Datafolha entrevistou 310 empresários do estado. A margem de erro da pesquisa é de seis pontos percentuais.