PSDB – CE

PF intima Lula a depor sobre venda de medidas provisórias

Agência Brasil - ABr - Empresa Brasil de Comunicação - EBCBrasília (DF) – A Polícia Federal intimou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a depor em um dos inquéritos abertos a partir da Operação Zelotes. As investigações pretendem esclarecer o esquema de compra de medidas provisórias editadas no seu governo e no da presidente Dilma Rousseff. O depoimento está previsto para o próximo dia 17. As informações são da reportagem publicada neste sábado (12) pelo jornal O Globo.

De acordo com a publicação, Lula alegou que a MP foi editada no governo Dilma. No documento, o delegado afirma que Lula deverá esclarecer “fatos relacionados ao lobby realizado para a obtenção de benefícios fiscais para as empresas MMC Automotores, subsidiária da Mitsubishi no Brasil, e o Grupo CAOA (fabricante de veículos Hyundai), bem como outros eventos relacionados a essas atividades”.

Na mesma Operação Zelotes, o filho do petista, Luis Cláudio Lula da Silva, e o ex-ministro Gilberto Carvalho tiveram o sigilo fiscal e bancário quebrado.

As relações entre Luis Cláudio e a Marcondes & Mautoni, empresa de lobby acusada de comprar trechos de medidas provisórias favoráveis à Caoa e a MMC, são alvos da PF e do Ministério Público Federal.

A reportagem cita que a Marcondes & Mautoni recebeu mais de R$ 32 milhões das duas montadoras no período em que estariam em curso tratativas para a alteração de três medidas provisórias de concessão de benefícios fiscais para montadoras. As MPs foram editadas em 2009, 2011 e 2013.

Em 2014, a empresa de Luis Cláudio, a LFT Marketing Esportivo, recebeu R$ 2,5 milhões da Marcondes & Mautoni a título de pagamento por servi;cos de consultoria em marketing esportivo. Há suspeitas de que o dinheiro seja pagamento pela edição das normas. A polícia também sustenta que trechos da consultoria apresentada por Luis Cláudio como prova de prestação de serviços foram extraídos da internet.

Ver mais