Brasília (DF) – A inflação oficial medida pelo Índice de Preços do Consumidor Amplo (IPCA) mais do que dobrou no último mês, passando de 0,22% em agosto para 0,54% em setembro. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou ontem (7) que, no acumulado dos nove primeiros meses do ano, a inflação chegou a 7,64%, maior resultado dos últimos 12 anos. Em 12 meses, o índice já chegou a 9,49%, muito acima do teto da meta – de 6,5%.
De acordo com o jornal O Globo desta quinta-feira (8), o resultado levou um número maior de economistas a rever a previsão de inflação deste ano para mais de 10%. As projeções para 2016 também foram elevadas para perto do teto da meta.
O Banco ABC aumentou em 0,2 ponto percentual, para 6%. Já a economista do Santander Tatiana Pinheiro estimava uma taxa de 6,5%. “O ajuste de preços feito esse ano deve elevar a inércia da inflação para o ano que vem. E preços de serviços são sempre formados olhando-se para o ano anterior”, explicou.
A inflação alta de setembro foi puxada principalmente pela alta de 12,98% no preço do botijão de gás, que respondeu sozinho por 26% do IPCA do mês. O aumento foi reflexo do reajuste de 15% autorizado pela Petrobras nas refinarias.
Para o economista da PUC-RJ Luiz Roberto Cunha, inflação na casa dos 6% será o melhor dos cenários. “Não são mais as variáveis econômicas que determinam a inflação, mas o cenário político, porque ele tem influência nessas variáveis. Especialmente na desvalorização do câmbio. Se as turbulências políticas continuarem, fazendo o dólar seguir nessa escalada, a inflação de 2016 pode chegar a 10%, 12%”, afirmou.
Projeções
Ainda segundo a reportagem, o Banco Central vem fazendo altas sucessivas na estimativa para o IPCA do ano que vem. A última, feita há seis dias, aumentou em 0,36 ponto percentual, para 5,94%. Depois do reajuste da gasolina e do diesel, o Credit Suisse elevou sua projeção para a inflação de 2015 para 10%. A mesma estimativa foi divulgada ontem pelo banco ABC Brasil. O Goldman Sachs também divulgou relatório prevendo IPCA próximo de 10% este ano. Os analistas de mercado, ouvidos pelo BC, apostaram em aumento de 9,53%.