PSDB – CE

Quase 819 mil vagas formais de trabalho são fechadas no Brasil nos dez primeiros meses do ano

05072012carteiradetrabalho018Apenas entre janeiro e outubro deste ano, 818.918 vagas de emprego com carteira assinada foram fechadas no Brasil. Desde 2002, ano em que a série histórica com tais dados passou a ser disponibilizada pelo Ministério do Trabalho, esta é a primeira vez em que há mais demissões do que contratações nos primeiros dez meses do ano. As informações, relativas ao Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), foram publicadas em reportagem do jornal Folha de São Paulo nesta sexta-feira (20/11).

Durante o período analisado, o setor que mais vagas perdeu foi a indústria de transformação, com menos 336.437, ou 41% das vagas. O pódio do desemprego é completado pela construção civil e pelo comércio.

O levantamento mostrou ainda que, somente em outubro de 2015, 169.131 vagas foram fechadas no Brasil. Isto representa o pior resultado para décimo mês do ano desde 1992. Outubro é também o sétimo mês seguido de uma preocupante série em que as demissões são mais numerosas que as contratações.

O estudo mais detalhado dos dados do mês revela que a onda de demissões atinge praticamente todo o país. Entre os 26 estados e o Distrito Federal, 23 unidades federativas tiveram um saldo negativo entre contratações e demissões. As exceções foram Alagoas, Sergipe, Tocantins e Mato Grosso do Sul.

 

Ver mais