Brasília (DF) – A crise econômica conduzida pelo governo da presidente Dilma Rousseff vitimiza a cada dia mais os brasileiros, especialmente os que estão em busca de emprego. Isso porque as vagas de emprego na indústria caíram pelo oitavo mês seguido em agosto, de acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em relação a agosto do ano passado, a queda foi de 6,9%: a maior desde o início da série histórica, em janeiro de 2001.
As informações são de reportagem desta sexta-feira (16/10) do portal G1. De acordo com a publicação, só em agosto o recuo do emprego foi de 0,8% na comparação com julho. No ano, a perda acumulada foi de 5,6%.
Na comparação com agosto de 2014, o emprego caiu nos 18 ramos pesquisados pelo IBGE, com destaque para meios de transporte (-12,4%) e máquinas, aparelhos eletroeletrônicos e de comunicações (-14,4%).
O número de horas pagas aos trabalhadores da indústria também sofreu redução. A queda foi de 0,9% na comparação com julho, a sexta queda seguida. Já na comparação com agosto de 2014, o número de horas pagas diminuiu 7,5%, a 27ª taxa negativa consecutiva. No ano, as horas pagas caíram 6,2%.