PSDB – CE

Raimundo Matos defende urgência na regulamentação da ANATER

10306630_873938899288623_6492423070214612491_nAssistência Técnica e Extensão Rural – Deputado federal Raimundo Gomes de Matos defendeu urgência na regulamentação da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ANATER), assunto debatido na terça-feira (29/04) em audiência pública na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR), da qual o deputado é membro.

Para Raimundo Matos, a Agência será uma referência para os produtores e, com certeza, viabilizará o fortalecimento da extensão rural no Brasil.

A criação da ANATER ocorreu no período que o deputado Raimundo Matos foi presidente da Comissão de Agricultura e ele, à época, se empenhou para a aprovação do Projeto de Lei convicto de que “sem assistência técnica qualificada, o setor perde competitividade e, sobretudo, produtividade”.

“A lei aprovada reconhece a importância da inclusão dos médios produtores nas políticas afeitas ao acompanhamento técnico especializado. Outro fator relevante é que a ANATER viabilizará a integração da pesquisa agropecuária e a extensão rural”.

A agência terá a parceria da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no auxílio aos agricultores familiares com projetos focados no aumento da produtividade e da melhoria das atividades rurais.

No Brasil, cerca de 4 milhões de famílias rurais dependem do serviço de assistência e extensão rural para acessar tecnologias de produção agrícola. Atualmente, 70% da produção do alimento consumido em todo o país são de responsabilidade dos agricultores familiares.

Foto e texto: Assessoria de comunicação do deputado Raimundo Gomes de Matos

Ver mais