PSDB – CE

Recorde negativo de popularidade será a marca do início do 2º mandato de Dilma, diz CNI-Ibope

Dilma-Foto-George-Gianni-1Brasília (DF) – A popularidade da presidente Dilma Rousseff atingiu o seu menor nível no início desse segundo mandato. Pesquisa realizada pela CNI-Ibope mostra que 82% da população desaprova a maneira de governar da petista, fazendo com que o recorde negativo de popularidade seja a marca da gestão de Dilma nesse início de mandato.

Entre os entrevistados, 70% avaliaram o governo Dilma como ruim ou péssimo, e apenas 9% o consideraram bom. A presidente petista encontra maior resistência entre os jovens, de 16 a 24 anos de idade. Nesse grupo, a proporção dos que desaprovam a maneira de governar da presidente é de 90%.

Quando se comparam os mandatos de Dilma Rousseff, quatro em cinco brasileiros, 81% dos entrevistados, avaliam que o segundo mandato está sendo pior que o primeiro. As perspectivas para o restante do mandato também não são animadoras: somente 9% da população acredita que os próximos três anos com Dilma no comando do país serão bons.

Nem mesmo seus próprios eleitores confiam na capacidade da presidente Dilma Rousseff. Entre os que votaram na petista no segundo turno das eleições de 2014, 53% avaliaram o atual governo como ruim ou péssimo, 64% disseram não confiar na presidente e 71% desaprovaram a sua maneira de governar.

Já entre as áreas de atuação do governo, meio ambiente e combate ao desemprego registraram variações significativas em seus percentuais de aprovação ou desaprovação, comparados com os índices de setembro. A área de meio ambiente teve um aumento considerável na desaprovação, que passou de 65% para 74%. Já a desaprovação às políticas e ações de combate ao desemprego subiu para 87%. As piores avaliações estão na área de juros e impostos: ambas têm a desaprovação de 91% dos brasileiros.

Ver mais