PSDB – CE

Relatório da Receita Federal revela proximidade de lobista com o ex-presidente Lula

Brazil's former President Luiz Inacio Lula da Silva attends the installation of the Truth Commission at Planalto presidential palace in Brasilia, Brazil, Wednesday, May 16, 2012. Brazilian President Dilma Rousseff has sworn in the seven members of a truth commission created to look into human rights abuses committed during the nation's long dictatorship. (AP Photo/Eraldo Peres)Brasília (DF) – O cerco se fecha a cada dia mais em torno do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de sua família. Um relatório da Receita Federal que integra a Operação Zelotes mostra que anotações encontradas com o lobista Mauro Marcondes Machado “revelam a existência de proximidade com o ex-presidente Lula”. As informações são de reportagem desta quinta-feira (29/10) do jornal Folha de S. Paulo.

De acordo com a publicação, as anotações do lobista indicam “trânsito facilitado” com “outros agentes públicos, especialmente do Partido dos Trabalhadores”. Ele é um dos donos da empresa Marcondes & Mautoni, investigada por envolvimento em um suposto esquema de compra de medidas provisórias favoráveis a montadoras do setor automobilístico.

Foi a Marcondes & Mautoni que repassou R$ 2,4 milhões para a LFT Marketing Esportivo, empresa que pertence ao empresário Luís Cláudio Lula da Silva, filho do ex-presidente Lula. Para o Ministério Público, o pagamento é “suspeito” porque os serviços prestados pela empresa de Luís Cláudio deveriam se restringir à esfera esportiva.

Segundo a Folha, as anotações de Mauro Marcondes Machado, além de contatos com o ex-presidente Lula, também mencionam reuniões com os então ministros Fernando Pimentel, atual governador de Minas Gerais, e Antonio Palocci, além do atual ministro da Educação Aloizio Mercadante e o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, todos do PT.

Ver mais