PSDB – CE

STF rejeita pedido de suspensão do julgamento das contas de Dilma no TCU

STF e Congresso Foto Ag CamaraBrasília (DF) – O pedido feito pela Advocacia-Geral da União (AGU) para suspender o julgamento das contas de 2014 da presidente Dilma Rousseff no Tribunal de Contas da União (TCU) foi negado, nesta quarta-feira (7/10), pelo ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF). As informações são de reportagem do portal G1.

De acordo com o portal, em ação protocolada nesta terça, o governo pedia que o julgamento, marcado para hoje, às 17 horas, fosse suspenso até que o TCU analisasse o pedido de afastamento do relator do processo, ministro Augusto Nardes, feito pelo Planalto.

Em nota divulgada na última segunda-feira, o ministro Nardes criticou o governo por tentar “intimidar” a ele e ao Tribunal de Contas da União. “Não vamos nos acovardar […] Realizamos um trabalho técnico de forma eficiente e coletiva na análise de contas”, justificou.

Pedaladas fiscais

Segundo o G1, o primeiro pedido de esclarecimentos sobre as contas presidenciais de 2014 foi feito pelo TCU em junho. Entre as irregularidades analisadas pelo Tribunal estão as chamadas “pedaladas fiscais”, que consistem no atraso dos repasses do dinheiro de benefícios sociais e previdenciários para instituições financeiras.

Ver mais