Brasília (DF) – O Tribunal de Contas da União (TCU) concluiu o relatório técnico sobre as contas 2014 de Dilma Rousseff. Depois de analisar as duas defesas apresentadas pela presidente, o julgamento das contas foi marcado para a próxima quarta-feira (7). Todos os ministros presentes na reunião concordaram com a proposta do relator, ministro Augusto Nardes. As informações são do jornal O Globo desta sexta-feira (2).
De acordo com a reportagem, o presidente do TCU afirmou que irá consultar os ministros Bruno Dantas e Vital do Rêgo, ausentes na sessão, para definir o dia exato do julgamento.
O parecer final do relator é pela rejeição das contas. Para que a posição dele seja mantida, será necessária a concordância da maioria dos nove ministros.
“Estou concluindo a elaboração da minuta do relatório sobre as contas de 2014, contemplando a análise das contas da presidente, em condições de ser incluído em pauta para votação. O presidente do tribunal fez a ponderação sobre faltarem dois ministros, mas eles confirmaram que estarão aqui na próxima semana. Já foram dadas todas as oportunidades para o governo fazer sua defesa, demos um prazo elástico. A sociedade clama por decisão”, disse Nardes.
A primeira sessão sobre as contas presidenciais, em junho, aprovou um prazo de 30 dias para a presidente se explicar sobre 13 indícios de irregularidades, entre elas as chamadas “pedaladas” fiscais. Depois, Dilma ganhou mais 30 dias para se explicar sobre outros dois indícios de irregularidades, apontados pelo Ministério Público junto ao TCU. A presidente já entregou a defesa a respeito das liberações de créditos orçamentários feitas sem autorização do Congresso.