PSDB – CE

Zelotes: ex-ministro admite que intermediou reuniões entre Lula e lobista

Lula acusa imprensaBrasília (DF) – O ex-secretário-geral da Presidência Gilberto Carvalho reafirmou, em depoimento à Polícia Federal, que provavelmente agendou, em 2009, conversas do ex-presidente Lula com o lobista Mauro Marcondes, vice-presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e preso na Operação Zelotes sob suspeita de corrupção.

O senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) acredita que os elementos levantados pela Justiça aproximam o ex-presidente Lula de ações que visaram apenas benefícios econômicos para um grupo específico. “Esse caminho leva hoje a crer que existem conexões problemáticas entre o presidente Lula e interesses econômicos poderosos. Problemáticas porque há indícios de beneficiamento pessoal e uma influência política que ele exerceu em benefício desses grupo. Agora só a Justiça que vai comprovar isso”.

Segundo matéria publicada no jornal O Globo desta quarta-feira (18), o então chefe de gabinete do ex-presidente Lula disse que o petista tratou sobre a medida provisória de isenção fiscal para montadoras com Marcondes, além de vários representantes da indústria automobilística. O ex-ministro negou qualquer irregularidade e disse que agendar reuniões entre Lula e empresários era uma de suas atribuições.

“Eu acho que o presidente da República receber empresários de diferentes setores da economia brasileira não tem nada de mais. O problema é que especificamente em relação ao presidente Lula existem indícios muito fortes de que ele antes da presidência ou fora dela, acumulou uma fortuna. Lula que começa sua vida como um líder sindical hoje é um milionário profundamente ligado aos lobistas”, apontou o senador paulista.

Um dos seis lobistas presos pela PF no mês passado, na Operação Zelotes, Marcondes é acusado de intermediar a compra de trechos de uma MP favoráveis a Caoa (representante da Hyundai) e da MMC (fábrica da Mitsubishi no Brasil). Uma das empresas de Marcondes, a Marcondes & Mautoni fez pagamentos, em 2014, de R$ 2,4 milhões à LFT Marketing Esportivo, empresa de Luís Cláudio Lula da Silva, um dos filhos do ex-presidente Lula, por prestação de serviços relacionados a marketing esportivo.

 

Ver mais