Mais

Deputados federais

O PSDB é um dos maiores partidos do Brasil. A seriedade e a eficiência na gestão pública, principais marcas da legenda, estão presentes no governo de seis estados e de mais de 600 cidades. No Legislativo, o PSDB conta com uma bancada sólida no Congresso Nacional e nas Assembleias Legislativas e Câmaras de Vereadores em todo o país. O partido possui diretórios em todos os estados e no Distrito Federal, somando cerca de 1,4 milhões de filiados. Confira abaixo quem compõe o partido.

Adolfo Viana

BA

Viana exerceu dois mandatos como deputado estadual na Assembleia Legislativa da Bahia. De lá, trouxe a experiência de atuar na liderança de bloco parlamentar nos anos de 2013, 2014, 2016 e 2017. Nas eleições de 2018, foi eleito a deputado federal com 102.603 votos. É o Líder do PSDB na Câmara.

Aécio Neves

MG

Presidente nacional do PSDB entre 2013 e 2017, é formado em Economia e tem 30 anos de vida pública. Foi senador por Minas Gerais, cargo para o qual foi eleito em 2010 com mais de 7 milhões de votos. Atualmente é deputado federal (MG). (mais…)

Alexandre Frota

SP

Alexandre Frota recebeu mais de 150 mil votos nas eleições de 2018 e está no primeiro mandato como deputado federal por São Paulo. O parlamentar teve participação destacada na comissão especial que analisou a Reforma da Previdência (PEC 006) na Câmara dos Deputados. Ele integra ainda as comissões de Cultura, de Legislação Participativa, de Turismo e de Direitos Humanos e Minorias.

• dep.alexandrefrota@camara.leg.br

Beto Pereira

MS

Nascido em 1977, Beto Pereira iniciou sua vida política em 2004, aos 26 anos, quando foi eleito prefeito de Terenos. Desde então, sua bandeira foi sempre voltada à educação. Em 2008 foi reeleito prefeito e seu reconhecimento foi tão grande que fez com que ele disputasse, em 2014, o cargo de deputado estadual, sendo eleito com mais de 27 mil votos da população sul-matogrossense.

• dep.betopereira@camara.leg.br

Bruna Furlan

SP

Bruna Furlan está em seu terceiro mandato na Câmara dos Deputados. Uma das parlamentares mais jovens,  se destaca pela defesa dos direitos da mulher, da pessoa com deficiência, da criança e do adolescente, da juventude e pelo fortalecimento dos municípios, além de temas amplos como saúde, educação, meio ambiente e segurança pública. Bacharel em Direito e pós- (mais…)

Carlos Sampaio

SP

Formado em Direito, tornou-se, ainda jovem, promotor de justiça. Em 1993, iniciou a carreira política como vereador em Campinas. Foi secretário municipal de Segurança Pública, duas vezes deputado estadual e atualmente está no quinto mandato como deputado federal por São Paulo. (mais…)

Dagoberto Nogueira

MS

Advogado, administrador de empresas e procurador, Dagoberto Nogueira Filho é deputado federal pelo Mato Grosso do Sul. Foi secretário estadual de Segurança Pública e deputado estadual entre 2003 e 2006. Está no terceiro mandato como deputado federal.

• dep.dagobertonogueira@camara.leg.br

DANIEL TRZECIAK

RS

Jornalista, Daniel é conhecido na região de Pelotas pelos programas apresentados na TV durante cerca de dez anos. No município em que cresceu e se formou, chegou à Câmara Municipal em 2016, com a maior votação da cidade e sendo o mais votado pelo PSDB em todo o estado. Natural de Dom Feliciano (RS), Daniel tem 31 anos e é também formado em Direito. Está em seu primeiro mandato como deputado federal.

Eduardo Barbosa

MG

Natural de Pará de Minas (MG), médico, iniciou na vida política como deputado federal após ter coordenado e presidido associações ligadas às pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Secretário de Estado do Trabalho, Assistência Social, Criança e Adolescente de Minas Gerais, criou o Programa Casa Lar, que abriga pessoas com deficiência e sem referência familiar. Na Câmara, presidiu a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional em 2014. Cumpre o sétimo mandato na Casa, sempre com foco na área social. Coordena o Núcleo Social do PSDB, ao lado da ex-deputada Rita Camata (ES).

Eduardo Cury

SP

Eduardo Cury  é engenheiro industrial, natural de São José dos Campos,  e está no seu terceiro mandato como deputado federal por São Paulo. Foi prefeito da sua cidade natal por dois mandatos consecutivos. É o único político do Brasil que recebeu por três vezes a maior condecoração dedicada a avaliar a gestão municipal: o Prêmio Prefeito Empreendedor, concedido pelo Sebrae Nacional. Como gestor municipal atuou em áreas como educação, saúde e segurança, sendo responsável pela criação do Parque Tecnológico, o mais avançado do país. Exerceu ainda como a função de secretário de Transportes de São José dos Campos.

Geovania de Sá

SC

Nascida em Criciúma, Geovania de Sá é formada em Administração de Empresas e pós-graduada em Gestão de Pessoas. Estreou na política em 2009, na chefia da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação. Em 2012 foi eleita a vereadora mais votada da história da sua cidade natal. Posteriormente, assumiu a Secretaria de Saúde. Geovania tem a defesa da família como uma de suas principais bandeiras e atua na Câmara dos Deputados priorizando a expansão de cursos técnicos para formação de mão de obra qualificada e a maior participação da União na alocação de recursos para áreas como a Saúde. Está em seu segundo mandato como deputada federal e é suplente da Mesa Diretora da Câmara.

Joice Hasselmann

SP

Jornalista, radialista e escritora, Joice Hasselmann é a deputada federal mais bem votada da história da Câmara, eleita por São Paulo em 2018.

• dep.joicehasselmann@camara.leg.br

Lucas Redecker

RS

Lucas Redecker ingressou na vida política aos 17 anos e, em 2003, filiou-se ao PSDB. Já em 2007, ele chegou à presidência da Juventude Tucana do Rio Grande do Sul. No mesmo ano, ele perdeu o pai, o ex-deputado federal Júlio Redecker, em um acidente aéreo. Lucas assumiu o compromisso de levar adiante o legado da família e se candidatou ao cargo de deputado estadual em 2010. O tucano foi eleito com 69.043 votos, o deputado estadual mais votado da história do PSDB no RS até então. Atualmente, exerce o primeiro mandato como deputado federal.

Luiz Carlos

AC

Natural do estado do Acre, Luiz Carlos se formou em direito e passou a lutar pela participação mais ampla dos advogados na OAB. Em seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados, de 2011 a 2015, ele integrou as comissões de Constituição e Justiça, de Segurança Pública, de Integração Nacional, entre outras. Pela segunda vez, volta a Câmara dos Deputados para exercer o cargo até 2022.

• dep.luizcarlos@camara.leg.br

Nilson Pinto

PA

Exerce seu sexto mandato como deputado federal. Atuou como secretário de Educação e secretário Especial de Promoção Social do governo estadual. Bacharel em Geologia pela Universidade Federal do Pará, mestre em Geoquímica, também pela UFPA, e doutor em Geociências, pela Universidade de Erlangen-Nuremberg, Alemanha, Nilson foi reitor da UFPA e tem um vasto legado acadêmico e parlamentar em áreas como geociências, meio ambiente e educação. Foi responsável pela criação do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia e do Fundo Estadual de Meio Ambiente.

Paulo Abi-Ackel

MG

Exerce o quarto mandato como deputado federal. É advogado e atuou como juiz do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Minas Gerais. Na Câmara, seu trabalho é reconhecido em função da dedicação nas áreas de direito, segurança pública e cidadania. Iniciou sua militância política ainda jovem, nos movimentos estudantis pelas eleições diretas. Foi líder da Minoria na Câmara e presidente do PSDB-MG.

Pedro Cunha Lima

PB

Exercendo pelo segunda vez o cargo de deputado federal, Pedro Cunha Lima Neto do poeta Ronaldo Cunha Lima e filho do senador Cássio Cunha Lima, Pedro é advogado e mestre em Direito pela Universidade de Coimbra, Portugal. A saúde é sua prioridade no Congresso. O tucano defende ainda mudanças na educação, como o aumento de vagas nos cursos de alfabetização. Ele é também favorável à reformulação do pacto federativo.

Pedro Vilela

AL

Deputado federal por três vezes, Pedro Vilela tem a política no sangue. É neto do empresário e político Teotonio Brandão Vilela e sobrinho do ex-governador do estado Teotonio Vilela Filho. Formado em Direito, assumiu em 2014 o cargo de secretário municipal de Esportes e Lazer de Maceió, onde foi responsável pela implantação do Programa Segundo Tempo e Viva Vôlei, que beneficiaram crianças e adolescentes da cidade. Como presidente do diretório estadual, procurou ampliar a participação da juventude na sigla.

Samuel Moreira

SP

Samuel Moreira é engenheiro civil, ocupou cargos na Sabesp e foi prefeito de Registro por dois mandatos, entre 1997 e 2004. Foi considerado na época como o melhor do estado, com avaliação de 87,5% de aprovação, segundo a revista “IstoÉ”. Até o final de 2014, Samuel Moreira era deputado estadual em segundo mandato e presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo. Está em seu segundo mandato como deputado federal. O parlamentar atua ao Congresso determinado a lutar por uma reforma política e pela melhoria na qualidade do serviço público. Atualmente é relator da reforma da Previdência.

Shéridan

RR

Shéridan foi a deputada eleita com a maior votação proporcional entre as mulheres para a Câmara dos Deputados em todo o país no seu primeiro mandato. Recebeu 14,95% dos votos válidos (35.555) em seu estado. Nas eleições de 2018 foi reeleita reiterando a confiança do povo roraimense em seu trabalho junto ao estado. Ela foi a primeira mulher a relatar e aprovar uma reforma política e esteve à frente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher entre 2017 e 2018. (mais…)

Valdir Rossoni

PR

Presidente do PSDB do Paraná e da Assembleia Legislativa do estado de 2011 a 2015, Valdir Rossoni chegou à Câmara Federal com a experiência adquirida em seis mandatos de deputado estadual. Conhecido entre seus eleitores pelo combate à corrupção e a defesa da gestão dos recursos públicos – que colocou em prática nos três anos à frente da Assembleia Legislativa -, Rossoni atuou nas mesmas áreas no Congresso Nacional.

Vanderlei Macris

SP

Advogado e microempresário, Macris começou na política como vereador de Americana (SP) e dois anos depois elegeu-se deputado estadual, cargo que ocupou por sete mandatos consecutivos, tendo presidido a Assembleia Legislativa de São Paulo. Participou ativamente da fundação do PSDB. Foi eleito para o quarto mandato como deputado federal. Ele atua especialmente em propostas de defesa dos aposentados, melhoria dos transportes, indústria e comércio.

Vitor Lippi

SP

Médico com especialização em dermatologia, Vitor Lippi está em seu segundo  mandato como deputado federal e foi prefeito de Sorocaba por duas gestões consecutivas. Recebeu vários prêmios em função de sua atuação político-administrativa, dos quais se destacam: Selo Prefeito Empreendedor 2008 pelo Sebrae/SP; diploma Prefeito Amigo da Criança 2008 pela Fundação Abrinq e em março de 2012 foi o grande vencedor do Prêmio Prefeito Empreendedor Sebrae SP. Em Sorocaba, foi também secretário de Saúde por oito anos e desenvolveu vários projetos de destaque.

16/08/2016