Mais

Membros da Executiva

O PSDB é um dos maiores partidos do Brasil. A seriedade e a eficiência na gestão pública, principais marcas da legenda, estão presentes no governo de seis estados e de mais de 600 cidades. No Legislativo, o PSDB conta com uma bancada sólida no Congresso Nacional e nas Assembleias Legislativas e Câmaras de Vereadores em todo o país. O partido possui diretórios em todos os estados e no Distrito Federal, somando cerca de 1,4 milhão de filiados. Confira abaixo quem compõe o partido.

Fernando Henrique Cardoso

Presidente de Honra do PSDB

Presidente de honra do PSDB. Professor, sociólogo e pesquisador. Foi presidente da República por dois mandatos, senador constituinte, ministro das Relações Exteriores e ministro da Fazenda. Recebeu diversos prêmios pela sua contribuição acadêmica.

• fundacaofhc@fundacaofhc.org.br

Bruno Araújo

Presidente Nacional do PSDB

Advogado pela Faculdade de Direito do Recife (UFPE), foi eleito Deputado Estadual por dois mandatos consecutivos e, em seguida, Deputado Federal por três mandatos, onde exerceu diversas funções de destaque como a liderança do PSDB, da Oposição e a autoria do projeto de lei que criou o Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Licenciou-se da Câmara dos Deputados em maio de 2016 para assumir o cargo de Ministro de Estado das Cidades. Em novembro de 2017, Bruno Araújo reassumiu seu mandato na Câmara Federal e o cumpriu até janeiro de 2019.

Bruna Furlan

Vice-presidente

Bruna Furlan está em seu terceiro mandato na Câmara dos Deputados. Uma das parlamentares mais jovens,  se destaca pela defesa dos direitos da mulher, da pessoa com deficiência, da criança e do adolescente, da juventude e pelo fortalecimento dos municípios, além de temas amplos como saúde, educação, meio ambiente e segurança pública. Bacharel em Direito e pós- (mais…)

Carlos Sampaio

Vice-presidente

Formado em Direito, tornou-se, ainda jovem, promotor de justiça. Em 1993, iniciou a carreira política como vereador em Campinas. Foi secretário municipal de Segurança Pública, duas vezes deputado estadual e atualmente está no quinto mandato como deputado federal por São Paulo. (mais…)

Nelson Marchezan Júnior

Vice-presidente

Advogado com pós-graduação em Gestão Empresarial, exerceu a profissão por oito anos antes de ingressar na vida pública. É o atual prefeito de Porto Alegre (RS). Foi eleito deputado federal em 2010 e reeleito em 2014, com cerca de 120 mil votos. Antes de chegar à Câmara, foi diretor de Desenvolvimento, Agronegócios e Governos do Banrisul e deputado estadual entre 2002 e 2006 – para o cargo, recebeu em 2006 mais de 45 mil votos, sendo o mais votado do PSDB na ocasião.

Beto Pereira

Secretário-geral

Nascido em 1977, Beto Pereira iniciou sua vida política em 2004, aos 26 anos, quando foi eleito prefeito de Terenos. Desde então, sua bandeira foi sempre voltada à educação. Em 2008 foi reeleito prefeito e seu reconhecimento foi tão grande que fez com que ele disputasse, em 2014, o cargo de deputado estadual, sendo eleito com mais de 27 mil votos da população sul-matogrossense.

• dep.betopereira@camara.leg.br

Nilson Leitão

1º Secretário

Técnico em Contabilidade, Nilson Leitão foi líder do PSDB na Câmara em 2017. Foi eleito pelo PSDB vereador aos 26 anos, deputado estadual aos 28 anos e prefeito de Sinop, aos 30 anos de idade, sendo reeleito em 2004. Em outubro de 2010, foi eleito deputado federal com mais de 70 mil – e, em 2014, foi reeleito em primeiro lugar no estado, com mais de 125 mil votos. Foi líder da Minoria na Câmara em 2013 e vice-líder do PSDB em 2014.

Cesar Gontijo

Tesoureiro

Cesar Gontijo é um dos fundadores do PSDB, Partido da Social Democracia Brasileira, onde exerceu a função de Secretário-geral no estado de São Paulo por 12 anos. Ao longo de sua trajetória, Cesar Gontijo sempre teve um papel de liderança. Líder estudantil do Movimento Secundarista, foi um dos fundadores da UMES-SP, UPES – União Paulista, e dirigente da UNE – União Nacional dos Estudantes.

Giuseppe Vecci

Tesoureiro - adjunto

Giuseppe Vecci é economista, empresário, gestor público. Foi deputado federal de 2015 a 2019. Foi secretário de Planejamento do governo Henrique Santillo, em 1990. Em 1995, foi diretor da Secretaria Nacional da Assistência Social, no governo de Fernando Henrique Cardoso, quando foi implementada a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS). Nos governos de Marconi Perillo, ocupou os cargos de Secretário de Planejamento e Desenvolvimento (1999-2002), Secretário da Fazenda (2003-2004) e Secretário de Gestão e Planejamento (2011-2013). (mais…)

Izalci Lucas

Vogal 1/Líder do PSDB no Senado

Mineiro, Izalci Lucas se mudou para Brasília ainda criança. Formou-se em contabilidade. Foi professor, empresário, contador e auditor, até iniciar carreira política em 2002 como deputado distrital. Em 2006, Izalci se tornou deputado federal. Atuou como secretário de Estado de Ciência e Tecnologia. Em 2010, reelegeu-se para a Câmara. Na última legislatura, foi membro das Comissões de Educação e de Ciência e Tecnologia e suplente na CPMI da Petrobras. Elegeu-se em 2014 com 71.937 votos para cumprir o terceiro mandato na Câmara. E em 2018, foi eleito Senador da República pelo Distrito Federal. Em 2021, assumiu a Liderança do PSDB no Senado.

Samuel Moreira

Vogal 2

Samuel Moreira é engenheiro civil, ocupou cargos na Sabesp e foi prefeito de Registro por dois mandatos, entre 1997 e 2004. Foi considerado na época como o melhor do estado, com avaliação de 87,5% de aprovação, segundo a revista “IstoÉ”. Até o final de 2014, Samuel Moreira era deputado estadual em segundo mandato e presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo. Está em seu segundo mandato como deputado federal. O parlamentar atua ao Congresso determinado a lutar por uma reforma política e pela melhoria na qualidade do serviço público. Atualmente é relator da reforma da Previdência.

Adolfo Viana

Vogal 3/Líder do PSDB na Câmara

Viana exerceu dois mandatos como deputado estadual na Assembleia Legislativa da Bahia. De lá, trouxe a experiência de atuar na liderança de bloco parlamentar nos anos de 2013, 2014, 2016 e 2017. Nas eleições de 2018, foi eleito a deputado federal com 102.603 votos. É o Líder do PSDB na Câmara.

Geovania de Sá

Vogal 4

Nascida em Criciúma, Geovania de Sá é formada em Administração de Empresas e pós-graduada em Gestão de Pessoas. Estreou na política em 2009, na chefia da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação. Em 2012 foi eleita a vereadora mais votada da história da sua cidade natal. Posteriormente, assumiu a Secretaria de Saúde. Geovania tem a defesa da família como uma de suas principais bandeiras e atua na Câmara dos Deputados priorizando a expansão de cursos técnicos para formação de mão de obra qualificada e a maior participação da União na alocação de recursos para áreas como a Saúde. Está em seu segundo mandato como deputada federal e é suplente da Mesa Diretora da Câmara.

Cinthia Ribeiro

Vogal 5

Cinthia Ribeiro é natural de Anápolis (GO). É fonoaudióloga formada pela Unip, em Brasília, e empresária. Foi candidata à vice-governadora na eleição de 2014.  Cinthia Ribeiro ganhou as urnas em outubro de 2016 como vice-prefeita e assumiu no dia 1º de janeiro o cargo. Em  2018, assumiu o cargo de prefeita de Palmas. A sua bandeira é a defesa dos direitos da mulher e sua participação nos mais diversos segmentos da sociedade.

Arthur Virgílio Bisneto

Vogal 6

Arthur Virgílio Bisneto foi  eleito deputado federal em 2014,  com 15,13% dos votos dos amazonenses – à época, a maior votação de um candidato a deputado federal em todo o Brasil. Foi vereador de Manaus, eleito em 2000, e deputado estadual por três legislaturas. Foi  presidente do PSDB do Amazonas e vice-presidente da Assembleia Legislativa do estado.

Lucas Redecker

Vogal 7

Lucas Redecker ingressou na vida política aos 17 anos e, em 2003, filiou-se ao PSDB. Já em 2007, ele chegou à presidência da Juventude Tucana do Rio Grande do Sul. No mesmo ano, ele perdeu o pai, o ex-deputado federal Júlio Redecker, em um acidente aéreo. Lucas assumiu o compromisso de levar adiante o legado da família e se candidatou ao cargo de deputado estadual em 2010. O tucano foi eleito com 69.043 votos, o deputado estadual mais votado da história do PSDB no RS até então. Atualmente, exerce o primeiro mandato como deputado federal.

Luiz Carlos

Vogal 9

Natural do estado do Acre, Luiz Carlos se formou em direito e passou a lutar pela participação mais ampla dos advogados na OAB. Em seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados, de 2011 a 2015, ele integrou as comissões de Constituição e Justiça, de Segurança Pública, de Integração Nacional, entre outras. Pela segunda vez, volta a Câmara dos Deputados para exercer o cargo até 2022.

• dep.luizcarlos@camara.leg.br

Duarte Nogueira

Vogal 10

Engenheiro agrônomo, ingressou na vida política ainda jovem. Por três anos consecutivos exerceu o cargo de deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa. A convite dos governadores tucanos Mario Covas e Geraldo Alckmin, ocupou o cargo de secretário de Habitação e, posteriormente, de Agricultura e Abastecimento. Em 2006, 2010 e 2014 elegeu-se deputado federal, sendo, em 2011, líder do PSDB na Câmara dos Deputados. Em 2016, foi eleito prefeito de Ribeirão Preto com 56,94% dos votos.

Orlando Morando

Suplente

Eleito à Prefeitura de São Bernardo do Campo, no segundo turno, com 59,94% dos votos válidos, o tucano Orlando Morando tem 41 anos, é formado em Direito e atualmente cumpre o seu terceiro mandato como deputado estadual. Casado e pai de dois filhos, Orlando é natural de São Bernardo e iniciou sua vida pública aos 18 anos, quando foi escolhido representante da comunidade na discussão de propostas para melhorias na região. Em 1996, disputou a sua primeira eleição, tornando-se vereador. Já em 2002, foi eleito pela primeira vez como deputado estadual, sendo reeleito, em 2010, como um dos parlamentares mais votados do estado.

Michele Caputo

Suplente

Deputado Estadual do Paraná eleito, em 2018, com 51.246 votos. Defensor da causa da Saúde. Foi secretário de Estado da Saúde do Paraná – gestão 2011-2018.  Foi presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), gestão 2017-2018. Formado na Universidade Estadual de Maringá, tornou-se em 2011 o primeiro farmacêutico e profissional não médico a assumir o cargo de secretário de Estado da Saúde do Paraná. (mais…)

Manoela Imbassahy

Soraia Vieira de Morais

Shéridan

Suplente

Shéridan foi a deputada eleita com a maior votação proporcional entre as mulheres para a Câmara dos Deputados em todo o país no seu primeiro mandato. Recebeu 14,95% dos votos válidos (35.555) em seu estado. Nas eleições de 2018 foi reeleita reiterando a confiança do povo roraimense em seu trabalho junto ao estado. Ela foi a primeira mulher a relatar e aprovar uma reforma política e esteve à frente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher entre 2017 e 2018. (mais…)

Moema São Thiago

Suplente

Moema é advogada e socióloga. Foi uma das fundadoras do PSDB e a primeira secretária de assuntos internacionais do partido. Foi deputada federal constituinte, entre 1985 e 1988. (mais…)

Sergio Balaban

Suplente

Nascido em Brasília-DF em 2 de setembro, de 1974. Formou-se em administração de empresas e, desde 2008, é Assessor Parlamentar.

Pimenta da Veiga

Ex-presidente do PSDB

Pimenta da Veiga é um dos fundadores do PSDB. Ao longo de sua vida pública, foi prefeito de Belo Horizonte, deputado federal e ministro das Comunicações. Foi opositor ao regime militar no Congresso e um dos líderes do movimento Diretas Já. (mais…)

Teotonio Vilela Filho

Ex-presidente do PSDB

Ex-governador de Alagoas, cargo que exerceu por dois mandatos, Teotonio Vilela Filho foi também senador da República e presidiu o PSDB entre 1996 e 2001. Foi eleito senador em 1986, aos 36 anos, e se tornou o mais jovem parlamentar da Casa. (mais…)

José Aníbal

Ex-presidente do PSDB

Formado em Economia, Aníbal é o primeiro suplente de José Serra (SP) no Senado. Exerceu cinco mandatos como deputado federal e foi secretário estadual de Energia e de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico. (mais…)

José Serra

Ex-presidente do PSDB e senador

Senador por São Paulo, cargo para o qual foi eleito em 2014 com mais de 11 milhões de votos. Formado em Engenharia e Economia, foi secretário estadual, deputado federal por duas vezes, senador da República, ministro do Planejamento e Orçamento, (mais…)

Tasso Jereissati

Ex-presidente do PSDB, senador e presidente do ITV

Uma das principais lideranças do PSDB, duas vezes presidente da legenda. Governou o estado do Ceará por três mandatos. Implantou um projeto de moralização, austeridade e transparência na sua gestão pública, (mais…)

Aécio Neves

Ex-presidente do PSDB e deputado federal (MG)

Presidente nacional do PSDB entre 2013 e 2017, é formado em Economia e tem 30 anos de vida pública. Foi senador por Minas Gerais, cargo para o qual foi eleito em 2010 com mais de 7 milhões de votos. Atualmente é deputado federal (MG). (mais…)

EDUARDO AZEREDO

Foi vice-prefeito e prefeito de Belo Horizonte, governador de Minas Gerais, Senador e deputado federal. Presidiu o PSDB em 2005.

05/04/2022