Mais

Prefeitos

O PSDB é um dos maiores partidos do Brasil. A seriedade e a eficiência na gestão pública, principais marcas da legenda, estão presentes no governo de seis estados e de mais de 600 cidades. No Legislativo, o PSDB conta com uma bancada sólida no Congresso Nacional e nas Assembleias Legislativas e Câmaras de Vereadores em todo o país. O partido possui diretórios em todos os estados e no Distrito Federal, somando cerca de 1,4 milhões de filiados. Confira abaixo quem compõe o partido.

André Merlo

Governador Valadares (MG)

Ex-secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento no governo do tucano Antonio Anastasia, André Merlo foi eleito, ainda em primeiro turno em 2016, com 81,03% dos votos válidos para comandar, pela primeira vez, a prefeitura de Governador Valadares (MG). Ele recebeu o apoio de 106.905 eleitores. Engenheiro mecânico, comerciante e produtor rural, André tem 50 anos e tem grande atuação em sindicatos e entidades de classe. Como presidente da União Ruralista Rio Doce (URRD) por dois mandatos, ajudou a trazer um empreendimento do ramo que gerou 250 empregos diretos e cerca de 5 mil indiretos no município onde nasceu. Foi também deputado estadual.

Veja mais

    Cinthia Ribeiro

    (TO)

    Cinthia Ribeiro é natural de Anápolis (GO). É fonoaudióloga formada pela Unip, em Brasília, e empresária. Foi candidata à vice-governadora na eleição de 2014.  Cinthia Ribeiro ganhou as urnas em outubro de 2016 como vice-prefeita e assumiu no dia 1º de janeiro o cargo. Em  2018, assumiu o cargo de prefeita de Palmas. A sua bandeira é a defesa dos direitos da mulher e sua participação nos mais diversos segmentos da sociedade.

    (mais…)

    Veja mais

    Duarte Nogueira

    (SP)

    Engenheiro agrônomo, ingressou na vida política ainda jovem. Por três anos consecutivos exerceu o cargo de deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa. A convite dos governadores tucanos Mario Covas e Geraldo Alckmin, ocupou o cargo de secretário de Habitação e, posteriormente, de Agricultura e Abastecimento. Em 2006, 2010 e 2014 elegeu-se deputado federal, sendo, em 2011, líder do PSDB na Câmara dos Deputados. Em 2016, foi eleito prefeito de Ribeirão Preto com 56,94% dos votos.

    Veja mais

    Felício Ramuth

    São José dos Campos (SP)

    Com 62,2 % dos votos válidos, o empresário Felício Ramuth foi eleito, no primeiro turno em 2016, o novo prefeito de São José dos Campos (SP). O tucano obteve 219.511 votos e sua vitória marca o retorno do PSDB ao comando da prefeitura. Nascido em São Paulo, Felício tem 47 anos, é filiado ao partido desde os 23 e formado em Administração com pós-graduação em Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas. Em 2005, durante a gestão de Cury, Ramuth passou a atuar diretamente na administração municipal e exerceu cargos como presidente da Urbam, Secretário de Transportes e assessor de Planejamento em Comunicação.

    Veja mais

      Jorge Pozzobom

      Santa Maria (RS)

      Jorge Pozzobom, é advogado e foi eleito no 2º turno das eleições de 2016 prefeito de Santa Maria/RS pelo PSDB. Antes, foi eleito deputado estadual em 2010 e em 2014, quando foi reeleito com 48.244 votos, sendo o segundo mais votado do PSDB no estado.

      Veja mais

        Luiz Fernando Machado

        Jundiaí (SP)

        Prefeito eleito de Jundiaí no segundo turno de 2016 com 116.019 votos, o equivalente a 58,58% da preferência dos eleitores, Luiz Fernando Machado, natural de Patos de Minas (MG), tem 38 anos, é advogado e atualmente exerce mandato de deputado estadual. Casado e com dois filhos, iniciou sua carreira política em 2003, quando assumiu o Conselho Municipal de Juventude de Jundiaí. Foi eleito vereador pela primeira vez aos 27 anos, sendo o mais jovem presidente da Câmara Municipal da cidade. Em 2008, atuou como vice-prefeito na gestão do tucano Miguel Haddad. Dois anos depois, foi o deputado federal mais votado de Jundiaí. Concorreu à prefeitura em 2012, somando mais de 87 mil votos e, em 2014, foi eleito deputado estadual com votação expressiva.

        Veja mais

          Marcus Melo

          Mogi das Cruzes (SP)

          Nascido em Mogi das Cruzes, o tucano Marcus Melo, 43 anos, obteve uma votação expressiva nas eleições municipais de 2016: foi eleito como prefeito no primeiro turno com 64,34% dos votos, em sua primeira candidatura ao cargo. Iniciou sua carreira na administração pública em 2009, quando assumiu a direção do Serviço Municipal de Águas e Esgoto (Semae) de Mogi das Cruzes. Desde então, tem trabalhado ao lado do atual prefeito da cidade, Marcos Bertaiolli, acompanhando de perto a transformação da cidade.

          Veja mais

            Orlando Morando

            São Bernardo do Campo (SP)

            Eleito à Prefeitura de São Bernardo do Campo, no segundo turno, com 59,94% dos votos válidos, o tucano Orlando Morando tem 41 anos, é formado em Direito e atualmente cumpre o seu terceiro mandato como deputado estadual. Casado e pai de dois filhos, Orlando é natural de São Bernardo e iniciou sua vida pública aos 18 anos, quando foi escolhido representante da comunidade na discussão de propostas para melhorias na região. Em 1996, disputou a sua primeira eleição, tornando-se vereador. Já em 2002, foi eleito pela primeira vez como deputado estadual, sendo reeleito, em 2010, como um dos parlamentares mais votados do estado.

            Veja mais

              Paula Mascarenhas

              Pelotas (RS)

              Primeira mulher eleita para a Prefeitura de Pelotas, ainda no primeiro turno de 2016 com 59,86% dos votos válidos, Paula Mascarenhas tem 46 anos, é doutora em Letras e professora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Vice-prefeita da cidade na gestão 2013/2016, na chapa encabeçada pelo tucano Eduardo Leite, iniciou sua trajetória pública em 2012. Com apenas uma disputa eleitoral no currículo, desbancou políticos tradicionais nessas eleições municipais, tornando-se também a primeira candidata a ser eleita no primeiro turno na maior cidade da região sul do Rio Grande do Sul.

              Veja mais

                Raquel Lyra

                Caruaru (PE)

                Prefeita eleita com 53,15% dos votos válidos em 2016, Raquel Lyra foi a única mulher no Brasil eleita no segundo turno nesta eleição. Natural de Recife e formada em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, Raquel assumiu, em 2002, o cargo de delegada da Polícia Federal até 2005, quando foi aprovada para a Procuradoria Geral do Estado. Raquel Lyra governará para mais de 350 mil habitantes.

                Veja mais

                Rubens Furlan

                Barueri (SP)

                Rubens Furlan foi eleito para a prefeitura de Barueri com 84,73% dos votos. O tucano já havia ocupado o cargo entre 1983 e 1988, 1993 e 1996 e 2005 e 2012. O tucano ainda foi vereador entre 1977 e 1982, deputado estadual entre 1991 e 1992 e deputado federal entre 1998 e 2002. Nascido em 12 de dezembro de 1952 na cidade de Sorocaba, Furlan é formado em direito. É pai da deputada federal tucana Bruna Furlan.

                Veja mais

                  X
                  21/11/2016