Primeira reunião aberta da Executiva no ano tem sede lotada e marca início de ações nas áreas de planejamento, sustentabilidade e formação política
Com a casa cheia, o PSDB/DF realizou na noite de ontem a primeira reunião aberta do ano. O encontro deu a largada em uma extensa agenda de atividades para 2016, que incluem a consolidação dos Núcleos de Base, a retomada do trabalho de formação política, além do lançamento dos projetos PSDB Sustentável e do BSB 100.
O encontro reuniu mais de 150 pessoas no auditório da nova sede, entre integrantes da Executiva, antigos e novos filiados, em torno de propostas que pretendem aproximar o partido ainda mais dos brasilienses. O ano será também para planejar o futuro de Brasília com a participação da sociedade por segmentos de atuação e regiões de moradia.
O presidente do Diretório Regional no DF, deputado federal Izalci, abriu o encontro com um chamado à participação de cada integrante nos projetos para 2016. “Nós queremos estar mais perto do povo. Por isso, precisamos da colaboração de todos em nossos trabalhos esse ano. Tenho certeza que cada um vai se identificar com algum segmento do partido”, afirmou.
Núcleos de Base
Após uma primeira temporada de reuniões preparatórias para a formação dos Núcleos de Base, pelo projeto PSDB NAS CIDADES, que passou por 12 regiões administrativas, o partido consolida novos passos na formação dos grupos que representarão os tucanos em cada cidade do DF. São os resultados da jornada de encontros com a comunidade, iniciada em outubro de 2015.
Na primeira reunião do ano, nomes de parte dos representantes já foram anunciados. Há Núcleos de Base em formação nas cidades de Gama e Santa Maria, Núcleo Bandeirante, Planaltina, Sobradinho II, Ceilândia, Jardim Botânico, Samambaia, Lago Norte, Guará, Brazlândia e Asa Sul, por onde o projeto já passou.
Para a Executiva do PSDB/DF, esse é apenas o começo, pois o objetivo é atingir todo o Distrito Federal. “As áreas rurais também receberão seus núcleos de base. Queremos alcançar minuciosamente cada quadra das cidades do DF. É um trabalho que pretende envolver a todos”, explicou o deputado Izalci.
No auditório da sede do Diretório Regional, foram colocados murais com os mapas das regiões do DF, para indicar como está o desenvolvimento de cada núcleo. Dentro deles ainda serão criados grupos de trabalho por segmento, como por exemplo, saúde, educação, meio ambiente, esporte, entre outros.
“Este é um espaço dedicado aos profissionais liberais, que desejam colaborar. Além, é claro, da participação dos moradores que sentem vontade de fazer parte”, explicou Izalci. Com o envolvimento da sociedade por região de atuação ou segmento profissional, o partido espera desenvolver um planejamento para Brasília, de forma que atenda às demandas atuais mas também aponte medidas para a cidade pelas próximas décadas.
BSB 100
Por isso, o projeto vem sendo tratado dentro da legenda como o BSB 100, uma referência ao ano em que a capital federal completa 100 anos: 2060. “Não há dúvida de que os últimos governos que se sucederam no DF não se prepararam para essa missão”, avalia Izalci.
Por isso, opiniões e ideias de profissionais de diferentes setores serão bem vindas nos grupos. “Nosso propósito é discutir e propor soluções para o futuro da nossa cidade, não apenas o imediato, mas as próximas décadas”, afirma Izalci. Para participar, é preciso entrar em contato com a coordenação do projeto, que prepara e organiza as agendas de atividades.
ITV
Outro grande avanço para o partido, anunciado ontem, foi a retomada das atividades do Instituto Teotônio Vilela (ITV) no DF. O presidente do Diretório Regional nomeou os sete tucanos que conduzirão o trabalho de formação política, missão do ITV, em âmbito local.
São eles: André Clemente, diretor; Ricardo Saboya, primeiro vice-diretor; Antônio Eustáquio, segundo vice-diretor; José Sampaio de Lacerda, coordenador financeiro; Hermano Wrobel, coordenador de marketing político e eleitoral; Alexandre Correia Neves, coordenador de estudos e pesquisas; Mônica Álvares, coordenadora de formação e aperfeiçoamento.
PSDB SUSTENTÁVEL
As primeiras sementes de uma ação que dá início ao PSDB Sustentável no DF também foram plantadas. Ao final do encontro, foram distribuídas mudas de ipê para os aniversariantes do mês e os novos filiados ao partido. A doação faz parte de uma das grandes novidades do PSDB/DF para este ano. Um projeto voltado para o meio ambiente e a preservação das áreas verdes de todo o DF.
Em parceria com o instituto Sagres, a ação vai contemplar mensalmente 45 pessoas com mudas da espécie, nativa do Cerrado, nas reuniões da Executiva, que acontecem toda segunda quinta-feira do mês. O Ipê foi escolhido por ser uma árvore característica da nossa região e que encanta os brasilienses todos os anos, ao florescer em plena seca.
A proposta é conscientizar para a preservação dos espaços verdes no DF, ampliar as áreas cobertas pelo Cerrado e promover o desenvolvimento sustentável. “Queremos levar essa ideia para dentro das escolas também. As crianças precisam entender a importância da preservação do meio ambiente. Essa conscientização deve acontecer desde a infância”, destacou o deputado.
SERVIÇO:
Para participar do Movimento BSB 100, entre em contato com a coordenação pelo email psdbdf45.bsb100@gmail.com ou pelos telefones 3340-4145 / 9678-1536. Ou pelo endereço: SDS, Ed.Eldorado, Mezaninos 33,33A e 39, Brasília-DF.
————-
Assessoria de Comunicação
Diretório Regional – PSDB/DF
(61) 3340-4145