Brasília (DF) – Pesquisa Datafolha divulgada no último sábado (11) mostra o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, em primeiro lugar em uma eventual disputa para presidente. Se as eleições fossem hoje, Aécio teria 33% das intenções de votos, à frente do ex-presidente Lula, com 29%. As informações são da reportagem da Folha de S. Paulo desta terça-feira (14).
Segundo a pesquisa, Lula teve sua imagem afetada e está com a popularidade cada vez menor devido à crise do governo Dilma Rousseff. Em dezembro de 2014, com Dilma reeleita e o crescimento econômico de apenas 0,1%, o prestigio do principal cabo eleitoral da petista caiu para 56%. Na semana passada,a taxa recuou para 50%. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.
De acordo com o levantamento, a presidente Dilma foi a grande responsável pela crise na imagem de Lula. Desde novembro de 2010, a popularidade do ex-presidente caiu 21 pontos.
Para o diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, “há uma conjunção de crises política e econômica que poucas vezes se viu e o Lula não saiu ileso”. Ainda segundo a pesquisa, 63% dos brasileiros são a favor do impeachment da presidente.
*Confira a reportagem completa AQUI.