PSDB – DF

Ao STF, Janot afirma que Delcídio entregou material que incrimina ex-presidente Lula

Lula-fala-com-jornalistas-apos-prestar-depoimentoO senador Delcídio Amaral, ex-líder do governo da presidente Dilma no Senado, entregou à Procuradoria-Geral da República documentos que, segundo ele, comprovam seu encontro com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para “tramar” contra a Operação Lava Jato. O ex-petista foi denunciado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao Supremo Tribunal Federal (STF) por obstrução à Justiça. De acordo com matéria do jornal O Estado de S.Paulo desta quinta-feira (5), o procurador também pediu a inclusão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no inquérito que investiga o esquema de corrupção na Petrobras.

Segundo a Folha, Delcídio relatou ao Ministério Público Federal (MPF) que foi chamado por Lula, em maio de 2015, em São Paulo, para “tratar da necessidade de se evitar que Nestor Cerveró fizesse acordo de colaboração premiada”. Em delação premiada, o senador afirmou que Lula o teria incumbido de “viabilizar a compra do silêncio de Nestor” para proteger o pecuarista José Carlos Bumlai, amigo do ex-presidente.

Na manifestação ao STF, Janot disse “há diversos outros elementos, tais como e-mail com comprovante de agendamento da reunião entre Lula e Delcídio no Instituto Lula, no dia 8 de maio de 2015 e comprovante do deslocamento efetivo do senador para São Paulo compatível com esta data”. O procurador também afirmou que há outros documentos que atestam diversas “reuniões entre Lula e Delcídio no período coincidente às negociatas envolvendo o silêncio de Nestor Cerveró, além de registros de diversas conversas telefônicas mantidas entre Lula e (o pecuarista) José Carlos Bumlai e entre este e Delcídio”.

*Do PSDB Nacional

Assessoria de Comunicação
Diretório Regional – PSDB/DF
(61) 3340-4145

Ver mais