PSDB – DF

Bancada tucana no DF critica política externa do governo Dilma

Izalci-Lucas-Foto-George-Gianni-PSDB-4A bancada do PSDB no DF criticou a condução da política externa do governo PT e o silêncio em relação ao endurecimento do regime da Venezuela contra a oposição. Os tucanos cobraram uma reação da presidente Dilma Rousseff sobre o caos que se transformou a Venezuela em decorrência dos protestos dos contrários ao governo e os simpatizantes do presidente venezuelano, Nicolás Maduro.

O deputado Izalci Lucas (PSDB-DF) reforçou as críticas e lembrou a recente investida petista no Porto de Cuba, que financiou a obra com verba do BNDES. Segundo ele, o Brasil não tem um porto igual e o empréstimo de R$ 1,5 bilhão a Cuba é tratado como segredo de Estado, ou seja, não se pode saber como aconteceu.

“Só daqui a 15 anos é que saberemos sobre a transferência de recursos brasileiros feita pela presidente Dilma aos irmãos Castro’, afirma o parlamentar.

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), também cobrou uma manifestação do Governo Federal sobre a recente crise na Venezuela. Para ele, a situação política da desperta preocupações e demanda atenção por parte “dos democratas da América Latina”. O tucano destacou as denúncias de uma possível censura no país, que estaria afetando inclusive as redes sociais. “Os democratas precisam denunciar os verdadeiros ‘apagões de informação’ nas redes sociais e censura imposta à imprensa venezuelana, que visam impedir que o mundo acompanhe o que acontece nas ruas de Caracas”, afirmou.

De acordo com a imprensa, quatro pessoas morreram nos protestos violentos de Caracas. Os países-membros do Mercosul emitiram comunicado repudiando a violência dos últimos dias na Venezuela e condenaram as ameaças de quebra da ordem democrática feitas por oposicionistas.

Do PSDB-DF

Leia mais:
Para tucanos, política externa brasileira está contaminada por interesses de partido
Goldman: política externa do Brasil é tratada de maneira leviana

Ver mais