
Foto: Hedson Alves/SEED
Na manhã desta terça-feira (6) foi divulgado o resultado do Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes (Pisa, na sigla em inglês), que avalia a qualidade dos alunos em três disciplinas: Ciências, Leitura e Matemática. No ranking, o Brasil aparece com queda nas três áreas examinadas.
Os dados do Pisa revelaram que, entre os 70 países onde foram feitas a prova, o Brasil ficou na 63ª posição em Ciências, na 59ª em Leitura e na 66ª colocação em Matemática. A prova, que é coordenada pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), acontece a cada três anos e oferece um perfil básico de conhecimentos e habilidades dos estudantes.
Para o presidente do PSDB-DF, deputado federal Izalci, essa é a herança da má gestão deixada pelo governo petista da ex-presidente Dilma. “Feita no ano passado, a avaliação do Pisa reflete o descaso com que o ensino médio foi tratado pelos governos irresponsáveis do PT, mas temos esperança de virar esse jogo com a aprovação da Medida Provisória (MP) de reforma do Ensino Médio que se encontra na Ordem do Dia da Câmara”, assegurou o parlamentar tucano que presidiu a Comissão Especial encarregada da análise da MP.
Em reportagem do Portal G1, especialistas afirmam que, além de investir dinheiro na educação de uma forma mais inteligente, umas das prioridades devem ser a formação e a valorização do professor. “Questões como formação do docente, Base Nacional Comum e conectividade são estratégicas e podem fazer o Brasil virar esse jogo”, afirmou o diretor-executivo da Fundação Lemann, Denis Mizne.
*Com informações do Portal G1
–