PSDB – DF

Brasil deve ter mais 1 milhão de desempregados até o final de 2018, aponta OIT

Desemprego carteira trabalhoEntre todas economias do G-20, a brasileira deve apresentar o maior aumento no número de desempregados em 2017. É o que constata levantamento da Organização internacional do Trabalho (OIT), em um informe publicado esta semana. De acordo com a pesquisa, o Brasil pode ganhar 1,4 milhão de desempregados a mais até 2018, atingindo assim, cerca 13,8 milhões de pessoas sem ocupação nesse período. Sob outra perspectiva, a cada três desempregados em todo planeta, um será brasileiro.

O deputado federal Domingos Sávio (PSDB-MG) aponta a falta de trabalho como a face mais cruel da crise econômica deixada como legado do governo Dilma Rousseff.

“O desemprego é uma das faces mais perversas dessa crise porque é como consequência, não é apenas uma pessoa a mais. São 1 milhão de pessoas que vão perder o posto de trabalho e uma renda mensal. Esse número acaba sendo maior porque gera sofrimento em toda família. E, como consequência, precariza ainda mais as condições de vida, de saúde, de habitação, de educação de todas essas pessoas”, afirmou o tucano.

Em termos absolutos, o Brasil terá a terceira maior população de desempregados entre as maiores economias do mundo, superado apenas pela China e Índia – países com uma população cinco vezes superior à brasileira. Para o deputado Domingos Sávio, a recessão no país teve origem com a gestão do governo petista.

“Somou-se a corrupção, que se tornou algo institucional em todos os ministérios, empresas públicas, jogando pelo esgoto vários bilhões de Reais. Somado a corrupção, o total descontrole das ações de governo com um déficit público que nunca o país tinha visto antes, esse conjunto da obra do PT é a herança maldita.”

O G20 é um grupo que reúne as economias mais desenvolvidas do mundo, somado com a União Europeia. Foi criado em 1999 como uma espécie de fórum de cooperação e consulta sobre assuntos financeiros internacionais.

*Do PSDB Nacional

Ver mais