Brasília (DF) – As vendas do comércio, em dezembro, ficaram comprometidas pelos baixos investimentos do governo federal no setor econômico. Segundo reportagem desta sexta-feira (14) do jornal O Globo, no último mês de 2013 o consumo brasileiro caiu 0,2% em comparação a novembro, o que interrompeu uma sequência de nove meses de alta.
Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e revelaram que foi o primeiro resultado negativo para um mês de dezembro desde 2009.
Para o deputado federal Luiz Pitiman (PSDB-DF), a desaceleração da economia é a consequência da má política econômica da presidente da República Dilma Rousseff e do Partido dos Trabalhadores (PT). “Não só nas questões de vendas, mas também na geração de empregos”, disse. O deputado também ressaltou que a sequência de notícias ruins tira a credibilidade dos grandes investidores no Brasil.
O deputado federal Valdivino de Oliveira (PSDB-GO) lembrou também que a queda ocorre porque as famílias brasileiras estão mais endividadas e houve redução de crédito feita pelo governo. Valdivino acrescentou que a queda nos investimentos e o superávit negativo refletem diretamente no Produto Interno Bruto (PIB). “Em 2014, vai ser novamente um “pibinho” e não um “pibão” como o governo deseja”, afirmou.
Credibilidade
Em 2013, o crescimento foi de 4,3%, praticamente a metade da taxa de 2012 (8,4%), o pior em desemprenho em 10 anos. De acordo com Pitiman, o resultado negativo na economia brasileira era esperado pelos empresários. “O governo federal fez uma serie de maus investimentos. “Eu não acredito que a Dilma ou o PT consigam reverter a situação”, lamentou.
O deputado ainda acrescentou: “É necessário um governo de credibilidade. É preciso que a população e os investidores tenham perspectivas de mercado para o futuro”.