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Com a crise, famílias brasileiras têm que economizar até papel higiênico

supermercado-1080x608Famílias brasileiras já estão economizando até no papel higiênico em consequência da crise econômica que atinge o país, agravada pelo governo Dilma Rousseff. O preço do produto subiu 13,20% no varejo, bem acima da inflação geral acumulada no período, de 10,36%, segundo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Pesquisa da Kantar Worldpanel, que monitora semanalmente o consumo de 11 mil famílias no País, mostra que o aumento de preço provocou uma redução significativa do consumo deste item básico. Em 2014, famílias das classes A e B compraram papel higiênico cerca de 12 vezes ao ano. No ano passado, a frequência caiu para 11.

As famílias da classe C também estão economizando papel.  Em 2014, essas famílias compraram papel higiênico 13 vezes e, em 2015, foram 12 vezes, como revela matéria publicada nesta quinta-feira (10) no jornal O Estado de S. Paulo.

Já na população de baixa renda, o foco da redução de compras foi o açúcar, produto que teve o seu preço elevado 45,2% em 12 meses até fevereiro, de acordo com o IPCA. Em 2014, o açúcar fazia parte da lista de compras das famílias das classes D e E em 18 vezes que elas iam ao supermercado. No ano passado, essa frequência tinha caído para 17 vezes.

O refrigerante e o leite foram os que sofreram o corte mais radical no consumo das famílias brasileiras. Ambos os produtos subiram acima da inflação em 12 meses até fevereiro. O leite ficou 15,62% mais caro e o refrigerante e a água mineral subiram 11,97%.

*Do PSDB Nacional

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