Com a piora no mercado de trabalho e aumento do desemprego, as vendas no comércio brasileiro seguiram em queda em agosto deste ano. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta terça-feira (18), em relação a julho, a retração comercial foi de 0,6%. Nem mesmo a comemoração do Dia dos Pais conseguiu alavancar o comércio em agosto.
Para o presidente do PSDB-DF, deputado federal Izalci, este é mais um efeito da crise econômica instalada pelo governo petista no Brasil. “O estrago foi tão grande que mesmo com a retorno da confiança por parte do mercado e dos investidores, ainda teremos um longo caminho a percorrer para colocar o Brasil de volta aos trilhos”, lamentou o parlamentar tucano.
Em entrevista para o portal G1, a gerente de serviços e comércio do IBGE, Isabella Nunes, a aceleração dos preços e as taxas de juros cada vez mais elevadas inibe as compras no varejo. “Todo aquele consumo que pode postergar ou substituir acaba sendo impactado”, contou.
A especialista ainda revelou que de julho para agosto a maioria dos segmentos do comércio registrou baixa nas vendas, com destaque partindo de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-5%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-2,8%), além de móveis e eletrodomésticos (-2,1).
*Com informações do portal G1
–
Assessoria de Comunicação
Diretório Regional – PSDB/DF
(61) 3340-4145