O deputado Izalci definiu a medida como uma triste ideia e apresentou medidas para melhoria na pasta
A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações realizou hoje (15), na Câmara dos deputados, uma audiência pública para debater a fusão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação com o Ministério das Comunicações.
Entre os convidados, esteve presente o ministro de Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab, além de representantes de entidades ligadas à pesquisa e tecnologia.
A fusão das duas pastas foi muito criticada por representantes de entidades ligadas à pesquisa e tecnologia, como a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e Academia Brasileira de Ciências (ABC).
O presidente da Frente Parlamentar de Ciência e Tecnologia, deputado federal Izalci, definiu a fusão como: uma triste ideia. O tucano aproveitou e fez um apelo pedindo que todos continuem a trabalhar pela Ciência e Tecnologia no Brasil de forma suprapartidário. “Este assunto está acima de todas as questões partidárias”, afirmou Izalci.
Kassab defendeu a medida como necessária para a redução do tamanho da máquina pública e prometeu manter os programas do antigo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações, como as pesquisas da tecnologia nuclear e de satélites.
Ele também assumiu o compromisso prosseguir na negociação de empréstimo de R$ 1 bilhão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para o financiamento de pesquisas.
O deputado Izalci aproveitou a presença do ministro para ressaltar algumas medidas que devem ser tomadas. “Precisamos ainda discutir questões de regularidades, recursos e programas. O que falta é planejamento e uma definição clara de políticas públicas”, destacou.
–
Assessoria de Comunicação
Diretório Regional – PSDB/DF
(61) 3340-4145