Em um encontro marcado pelo discurso de fortalecimento do partido junto ao público jovem, os novos integrantes da Executiva da Juventude no DF apresentaram o plano de trabalho para o atual mandato.
A proposta é segmentar a atividade em grupos temáticos, de forma que pelo menos quatro eixos de ação sejam desenvolvidos prioritariamente. Comunicação, Finanças, Formação Política e Mobilização serão as frentes de atuação daqui em diante. Embora o planejamento estivesse estruturado, a proposta do encontro foi abrir espaço para sugestões de como aprimorar essa estratégia.
“Nossa intenção é desenvolver uma agenda positiva, na qual buscamos a participação ativa do maior número possível de filiados. Trata-se de um plano ambicioso, mas sabemos que será viável caso cada membro da juventude contribua como puder”, destaca o presidente da JPSDB-DF, João Pedro Pinheiro Gurgulino. “Vamos levantar um exército do bem e para o bem”, finalizou.
O encontro, que durou quase quatro horas, marcou o início de uma nova jornada de trabalho. Para o presidente do Diretório Regional, deputado federal Izalci, o projeto político da legenda passa necessariamente pela atuação dos jovens. O presidente conclamou a juventude a ocupar espaços na sociedade, levar a mensagem da legenda e a luta por um novo Brasil. “Vamos participar das discussões e decisões dentro das universidades e das escolas. Contamos com esse trabalho”, enfatizou.
Conheça o Plano de Ação da Juventude do PSDB-DF:
INTRODUÇÃO
Prezados filiados e filiadas à JPSDB-DF,
Cada um de nós, jovens tucanos, tornou o Partido da Social Democracia Brasileira mais completo e mais robusto no dia em que se filiou. O vigor e empenho que são marcas da juventude estão presentes dentro de todos nós, portanto qualquer um tem o potencial de contribuir com as suas ideias, trabalho, sugestões, e experiências próprias. Naturalmente, nem sempre concordamos em tudo- essa diversidade de pensamentos e opiniões pode nos fortalecer, no entanto, pois a “bagagem” trazida por cada um é capaz de complementar a do próximo. Afinal, independentemente de qualquer diferença, todos nós possuímos algo em comum: nos filiamos a este partido com o qual nos identificamos e o qual sabemos ser o mais capacitado para melhorar a nossa cidade e o nosso país.
O peso e a história do PSDB no cenário nacional são inquestionáveis- todavia, acredito que o nosso partido poderia aproveitar ainda mais o atual momento político brasileiro para se apresentar como a alternativa produtiva e democrática à ineficiência e corrupção que marcam o governo. No Distrito Federal, penso que o PSDB ainda não atingiu um protagonismo digno de seu tamanho a nível nacional, porém tenho a firme convicção de que é possível mudar esse quadro. A JPSDB-DF tem o potencial de desempenhar um papel fundamental nessa mudança.
Todos sabemos que tal mudança não ocorre repentinamente: trata-se de um processo relativamente complexo, que passa por inúmeras etapas e diferentes frentes de atuação. Por isso mesmo, reconheço que essa tarefa se torna cada vez mais viável na medida em que mais pessoas se envolvem. Logo, cada filiado interessado deve ter espaço para contribuir com o trabalho da JPSDB-DF. Com isso em mente, essa executiva se compromete a implementar uma gestão democrática, inclusiva e participativa.
Seguindo sempre neste intuito, propomos a execução de um trabalho baseado sobretudo em 04 principais áreas, a serem organizadas por respectivas secretarias: comunicação, finanças, formação política, e mobilização. Toda secretaria abrangerá diferentes frentes de atuação, por isso contamos com o apoio de diversos filiados em cada uma. Desde já convido todos a analisarem as propostas abaixo e apresentarem sugestões, para que juntos possamos finalizar um plano concreto a ser implementado por todos nós o quanto antes.
A colaboração entre as secretarias será fundamental para que possamos desenvolver um trabalho coordenado e unificado. A meta principal deste novo trabalho é o fortalecimento da JPSDB-DF como instituição, mostrando evolução e crescimento a cada ano. Dessa forma, poderemos todos contribuir tanto para impulsionar o nosso partido no cenário local, como também para a mais importante das causas: melhorar o Distrito Federal e a vida de sua sociedade.
-João Pedro Pinheiro Gurgulino
SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO
A Secretaria de Comunicação apresenta como suas principais propostas as seguintes medidas:
- Criar coordenadorias dentro da Sec. de comunicação. Exemplos: eventos, comunicação interna, design, imprensa, redes sociais etc. Objetivo: Descentralizar o trabalho. Incluir o maior número de filiados possíveis na comunicação da JPSDB. Dar celeridade aos processos de comunicação.
- Aumentar o número de postagens nas redes sociais. Objetivo: Tornar a JPSDB mais presente para seus seguidores e a sociedade através do meio de comunicação mais “Jovem”
- Demandar da nossa Executiva artigos sobre temas relevantes para serem postados. Objetivo: Mostrar para filiados e sociedade o interesse da Executiva pelos temas de relevância do país
- Criar eventos simples e rápidos. Como, por exemplo, limpeza de faixa de pedestre, pintura de praças no DF, limpeza de bueiros etc. Objetivo: Retorno positivo através da mídia.
- Auxiliar as demais áreas da JPSDB com divulgação, produção e naquilo mais que couber a comunicação.
- Orçar e produzir brindes, cartões, flyers e demais meios que auxiliem a comunicação interna e externa.
- Fazer media training, caso necessário.
- Responder possíveis demandas que surjam da mídia.
Autor: Igor Rodrigues Valim
SECRETARIA DE FINANÇAS
A secretaria de finanças propõe as seguintes diretrizes principais:
- Buscar junto ao partido um repasse fixo mensal à JPSDB, baseado em um percentual do fundo partidário. Isso permite um maior planejamento financeiro, algo fundamental para a organização de qualquer instituição. Assim, a JPSDB poderá financiar uma parte maior de seus projetos e trabalhar de maneira mais autônoma;
- Buscar auxílios pontuais do partido para a organização de eventos com a disponibilização de recursos adicionais e de estrutura. O apoio do ITV será fundamental, sobretudo nos eventos de formação política;
- Trabalhar para que a própria JPSDB seja capaz de se sustentar por meio da realização de eventos (como seminários, palestras, workshops, cafés da manhã e jantares) de arrecadação de fundos;
- Venda de produtos com a marca da JPSDB, usando a nova logo, também visando a arrecadação de fundos.
- Verificar a viabilidade de constituição de uma Pessoa Jurídica da JPSDB para que possa facilitar a arrecadação de fundos e a prestação de contas;
- Zelar pela transparência, publicidade e clareza em todos os recursos recebidos e em todos os gastos da JPSDB.
Autor: Pedro Koenigkan
SECRETARIA DE FORMAÇÃO POLÍTICA
- Introdução
Entendemos ser necessária a criação do grupo de formação política da JPSDB, pois sabemos da importância do conhecimento da história e das ideologias do partido para a atuação dos militantes. Isso porque uma das principais atividades dos militantes é difundir os ideais do PSDB pela sociedade. Para que isso seja feito com eficiência, é necessário conhecer as bases teóricas do partido.
O PSDB possui jovens militantes que, em sua ampla maioria, conhece e acredita nos ideais do partido e, desse modo, o grupo de formação política contribuirá para aprofundar seus conhecimentos e criará um espaço propício ao debate de ideias.
Acreditamos ser de suma importância que todos filiados ao PSDB, principalmente os jovens, conheçam as ideologias do partido. Desse modo, é dever da Juventude do Partido da Social Democracia Brasileira – JPSDB criar formas de divulgar os ideais do partido entre seus filiados jovens.
- Objetivos
O objetivo do grupo de formação política é conscientizar os jovens militantes e prepará-los para divulgar suas ideias e ideologia na sociedade. Como objetivo secundário, também entendemos que esse é um espaço para o debate de ideias e propostas para o país, que posteriormente podem ser defendidas pelo partido até mesmo no Congresso Nacional.
- Metodologia
Propõe-se encontros a cada 2 meses na forma de seminários, debates, palestras, workshops, cursos ou vídeo-aulas1 com apresentação de temas específicos relacionados com o partido e sua ideologia. Em cada método será elaborado um projeto para apresentação junto ao partido e um material a ser entregue aos participantes.
Entendemos ser necessário iniciar os trabalhos com um módulo teórico, visando expor e explicar as quatro ideologias fundadoras do PSDB (democracia cristã, social democracia, liberalismo progressista e socialismo democrático) e sua história. Em seguida, passaremos para o debate de temas relevantes para a sociedade nos dias atuais, como por exemplo a reforma política.
Os encontros do grupo serão abertos a qualquer militante e simpatizante do partido, preferencialmente jovens, e os temas poderão ser apresentados ou sugeridos pelos próprios integrantes da JPSDB, por parlamentares do partido, por especialistas no assunto ou qualquer filiado que tiver interesse e domínio de assunto dentro da proposta do grupo.
Pretende-se criar coordenadorias para a apresentação dos temas e promoção dos debates. Isso é uma forma de convidar os jovens militantes a participar das atividades de forma ativa gerando maior interesse pelo grupo e pelos temas abordados.
- Frequencia e Cronograma
Sugerimos que sejam realizados eventos do grupo com intervalo médio de no máximo 2 meses. Seguem abaixo sugestões de temas a serem trabalhados ao longo dessa gestão:
História do PSDB: do nascimento aos dias atuais (previsto para 2016)
- Série ideologia tucana: social democracia
- Série ideologia tucana: democracia cristã
- Série ideologia tucana: liberalismo
- Série ideologia tucana: socialismo democrático
Demais Temas Previstos Para 2016
- República
- Reforma política: sistemas eleitorais e Partidos Políticos
- Reforma política: financiamento de campanha
- Políticas públicas de Juventude
- Cidadania e participação política;
- Marketing Político
- Formas de Estado, Sistemas e Formas de Governo;
- Movimentos estudantis/ Liderança;
- Cenário Político e econômico do Brasil (visão do PSDB);
- Ética e cidadania na vida pública;
- Empreendedorismo/ Jovem empreendedor;
- Instituições Políticas
Autores: Rayssa Moura e Bruno Azambuja
SECRETARIA DE MOBILIZAÇÃO
- Introdução
“Longe das benesses oficiais, mas perto do pulsar das ruas, nasce o novo partido”. Nunca antes essa frase foi tão necessária em nossos tempos. A frase cunhada na história da Social Democracia Brasileira é também a frase a ser cunhada na história da Juventude do PSDB no Distrito Federal. Não devemos apenas observar e debater o que acontece ao nosso redor, devemos também ser agentes transformadores de nossas comunidades. Só fazemos isso nos movendo, ou seja: com mobilização. Mobilizar é movimentar-se e movimentar também o partido e a sociedade como um todo. Para que a JPSDB-DF possa desempenhar bem essa função, faz-se necessária a sua maior inserção em todas as cidades do Distrito Federal. É necessário também um maior envolvimento em movimentos estudantis, para tanto temos que nos envolver nos grêmios estudantis de ensino médio e diretórios centrais estudantis de ensino superior. Por fim, não podemos nos esquecer do braço social que faz da Juventude do PSDB-DF referência nacional.
Isto posto, apresentamos o Plano de Ação da Secretaria de Mobilização da JPSDB-DF.
- Objetivos
O objetivo da Secretaria de Mobilização da JPSDB-DF é envolver o máximo de jovens filiados nas atividades partidárias e trazer novos membros jovens para o PSDB-DF, formando uma rede de conscientização e mobilização com o lema “menos saliva e mais suor”.
- Metodologia
A metodologia para atingir os objetivos seguirá, majoritariamente, duas frentes: uma frente interna, denominada “Sou Tucano”, e uma frente externa, por sua vez denominada “Mobilizaê”. As coordenadorias também desempenham um importante papel nesse processo.
- SOU TUCANO
A frente interna “SOU TUCANO” tem como objetivo principal o resgate dos jovens já filiados ao PSDB. Este resgate se dará através da comunicação dos eventos realizados pela JPSDB-DF, buscando principalmente um contato direto constante com o jovem filiado. Os jovens que filiam-se por conta própria tendem a se afastar quando há uma inatividade, mas podemos evitar isso ao criar um ambiente no qual cada filiado possa dar sugestões sobre o que pode ser feito, assim envolvendo-o no próprio projeto e o trazendo para o convívio do partido.
- MOBILIZAÊ
A frente externa “Mobilizaê” tem como objetivo principal trazer novos filiados para o PSDB-DF. Outro objetivo é divulgar a marca JPSDB-DF e criar uma cultura tucana nos jovens, preenchendo os espaços políticos da insatisfação com o PT. Lugar de tucano é na Rua! Por isso, o sucesso do Mobilizaê passa necessariamente por atividades de rua, tais como passeatas ou caminhadas instrutivas em diversas cidades do DF, panfletagens, participação e organização de protestos, participação em sessões do Congresso Nacional ou Câmara Legislativa, etc.
- COORDENADORIA DE MILITÂNCIA SECUNDARISTA
A Coordenadoria de Militância Secundarista tem como objetivo construir e fomentar a participação de alunos do Ensino Médio em alguma atividade política, mesmo que seja nos grêmios estudantis de suas escolas. Quando a orientação vem de alguém da JPSDB, a tendência é esse jovem vir para o PSDB.
- COORDENADORIA DE POLÍTICAS UNIVERSITÁRIAS
A Coordenadoria de Políticas Universitárias tem como objetivo construir e fomentar o Movimento Estudantil nas Instituições de Nível Superior. No ensino superior encontram-se, na maioria dos casos, os jovens influentes em seu meio. É importante trazer esse jovem para o partido para que ele influencie os demais.
- COORDENADORIA DE AÇÃO SOCIAL
A Coordenadoria de Ação Social tem como objetivo agir na sociedade para deixar uma marca relevante nas comunidades em que passaremos. O seu objetivo é mais que prover assistência, é promover verdadeiras mudanças na vida dos atingidos pelas diversas ações sociais. Outro importante objetivo é provocar uma reação naquele que é atingido pela ação social, influenciando-o a se filiar ou ter afinidade com a JPSDB-DF.
- COORDENADORIA DE CIDADES
A Coordenadoria de Cidades tem como objetivo levar a JPSDB-DF para todas as cidades do DF, implantando núcleos de base em paralelo ao partido e montando o ‘conselho’ da JPSDB-DF naquela cidade. Essa iniciativa é importante para termos atuação direta em todo o DF.
Autor: Lucas Batista Pinheiro
CONCLUSÕES
Esperamos ter exposto a todos a nossa intenção em desenvolver uma agenda positiva, na qual buscamos a participação ativa do maior número possível de filiados. Entendemos tratar-se de um plano ambicioso, mas também sabemos que sua implementação é viável caso cada membro da juventude contribua como puder. Essa contribuição começa com sugestões para transformar as propostas de cada área em planejamentos específicos para 2016, com cronograma e metas a serem atingidas.
Convidamos a todos para detectarem uma área com a qual se identificam e trazerem tais sugestões, as ideias de cada um são muito bem-vindas. A formação das equipes de cada secretaria se dará através desse processo, para que cada interessado possa ter participação ativa na área que o atrai. Contamos com o apoio de cada jovem tucano para que juntos possamos construir uma fase histórica na JPSDB-DF. Unidos somos mais fortes, vamos em frente!
-João Pedro Pinheiro Gurgulino
————-
Assessoria de Comunicação
Diretório Regional – PSDB/DF
(61) 3340-4145