Os Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) do Distrito Federal estão mais fortalecidos com a criação da Subsecretaria dos Conselhos Comunitários de Segurança (Subconsegs) pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF). A iniciativa amplia o suporte aos Consegs, que desempenham um papel essencial na prevenção criminal e na participação ativa da sociedade na segurança pública.
A nova estrutura tem a marca da atuação do secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, que é presidente do PSDB-DF. Avelar salienta que a nova estrutura representa um avanço significativo na cultura participativa da segurança pública, promovendo responsabilidade compartilhada e a oportunidade para a comunidade contribuir de forma mais efetiva com a prevenção criminal. “Para fazer segurança pública é preciso que a sociedade participe, e os Consegs possibilitam essa oportunidade. Cada vez mais temos visto a participação da população nesses encontros. A estrutura também precisava crescer e, por isso, transformamos a coordenação em uma subsecretaria”.
Outra figura importante e reconhecida pelo compromisso com o fortalecimento das políticas de segurança e pela promoção do engajamento da população na construção de um ambiente mais seguro para todos é a tucana Maria Celeste Gliosci, que é presidente do Conselho de Segurança de Brasília. Celeste, que atua há 16 anos no Conseg, celebrou a iniciativa.
“Todos os Consegs devem ser fortalecidos. São ferramentas muito fortes, de suma importância na interação com as Forças de Segurança. E a população, a comunidade da sua região tem um grande ganho com a sua participação. E a criação da Subsecretaria dos Consegs, foi de suma importância para nós. O que já era bom, o que já era forte, uma parceria forte, ficou ainda muito melhor”, destacou.
Ao enaltecer o trabalho de Sandro Avelar no comando da Segurança Pública da capital, a tucana elogiou a escolha do coronel Paulo André Vieira Monteiro para comandar a Subsecretária.
O que são os Conselhos de Segurança Comunitários (Consegs)?
Os Consegs são canais de participação popular de caráter consultivo e deliberativo pelos quais a população pode auxiliar os órgãos de segurança pública, encaminhando as demandas de cada região às autoridades governamentais. A participação é voluntária e sem fins lucrativos e objetiva estimular a participação da comunidade no processo político que impacta diretamente na segurança da região do conselho.
No último ano, além da criação de três novos Consegs rurais em Ceilândia, Estrutural e JK – região entre Samambaia e Taguatinga –, foram realizadas 231 reuniões, com a participação de 6.513 pessoas. Ao todo, 2.193 demandas foram cadastradas no sistema de devolutivas. Além disso, os conselheiros passaram por capacitações e participaram ativamente da I Conferência Distrital de Segurança Pública (Confedisp).
Atualmente, o Distrito Federal conta com 39 Consegs em funcionamento, além dos três recém-criados Consegs rurais.
Celeste incentiva a participação da população. “As nossas reuniões são mensais, através do Google Meet. Para a nossa região – que abrange as Asa Sul e Norte, a Vila Terebrasília, o Saan e o SofNorte -, foi a modalidade que melhor se adequou. É de fácil acesso. Temos também listas de transmissão e canais de interação com os prefeitos das quadras, síndicos”, explicou a tucana e emendou: “Para que quem quiser ter mais informações sobre o conselho, encaminhe suas dúvidas para o e-mail: conselhosegurancabrasilia.gmail.com”.
Para mais informações sobre reuniões e formas de participação nos demais Consegs, os cidadãos podem acessar os canais oficiais da Secretaria de Segurança Pública do DF.