PSDB – DF

CRE aprova voto de repúdio à possibilidade da Venezuela assumir presidência do Mercosul

aloysio nunes foto Gerdan WesleyBrasília – A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado aprovou, nesta quinta-feira (7), voto de repúdio diante da possibilidade de transmissão da presidência pro tempore do Mercosul à Venezuela. O presidente do colegiado é o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP).

Atualmente, a presidência do Mercosul é exercida pelo Uruguai, que deve passá-la este mês para a Venezuela – segundo o sistema de rodízio. O Paraguai é contra que Caracas assuma a condução do bloco e defende a suspensão da Venezuela com base no Protocolo de Ushuaia, que prevê esta sanção em casos de ruptura da ordem democrática. Está marcada para a próxima semana uma reunião entre chanceleres do bloco para discutir a situação da Venezuela à luz do protocolo.

“O presidente Nicolás Maduro já deu amplas demonstrações de que não governa democraticamente. Um governo que mantém presos políticos, persegue opositores, desrespeita o legislativo e tutela o poder judiciário não pode presidir o Mercosul”, registrou senadora Ana Amélia (PP-RS), autora do requerimento.

A matéria segue agora para votação do plenário do Senado.

Veja também:
Íntegra do requerimento

*Da assessoria do senador

Assessoria de Comunicação
Diretório Regional – PSDB/DF
(61) 3340-4145

Ver mais