Brasília (DF) – O descontrole econômico conduzido pela gestão da presidente Dilma Rousseff já chega aos dois dígitos. São quase 10% de desemprego, inflação e déficit fiscal. Os números do Produto Interno Bruto (PIB) divulgados nesta semana pelo IBGE também são motivo de preocupação: mostram que país enfrenta a sua maior recessão em 25 anos, e apontam que os gastos de famílias, governo e empresas brasileiras recuaram 10,1% no último trimestre.
As informações são de reportagem publicada neste domingo (06/03) pelo jornal O Globo. Segundo o texto, a instabilidade política potencializada pelos desdobramentos da Operação Lava Jato, que em sua nova fase investiga o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, também traz mais incertezas para a economia. A taxa de desemprego, por exemplo, deve alcançar 11% este ano, de acordo com previsões de especialistas. Para o ano que vem, as projeções são de 13%.
A alta da inflação, do desemprego e do déficit fiscal é inversamente proporcional à produção industrial, que recuou 8,3% na média do ano, a taxa mais baixa em 13 anos. Só na indústria de transformação, 608 mil empregados com carteira assinada foram demitidos, o que equivale a 39,5% das dispensas em todo o país em 2015.
Para Leonardo Carvalho, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a indústria patina desde 2010. Os números do PIB também mostram a dimensão da crise no mercado interno. Se não fossem pelas exportações, o PIB teria caído 6,5%, e não apenas os 3,8% registrados. “Não acredito que chegamos ao fundo do poço ainda. Nada é tão ruim que não possa piorar”, completou Carvalho.
———————–
Assessoria de Comunicação
Diretório Regional – PSDB/DF
(61) 3340-4145