PSDB – DF

Economia brasileira deve encolher 5% até o fim do ano que vem, preveem economistas

economia-dinheiro-moeda_ebcBrasília (DF) – Tempos difíceis aguardam a já fragilizada economia brasileira. Além da inflação de dois dígitos que o país deve amargar neste ano, já que a aposta dos economistas para o IPCA subiu de 9,91% para 9,99%, as estimativas para o ano que vem também não são nada animadoras. Segundo pesquisa feita pelo Banco Central, analistas preveem que a economia brasileira deverá encolher 5% até 2016.

As informações são de reportagem desta terça-feira (10/11) do jornal O Globo. De acordo com a publicação, a previsão para a queda da atividade do país é de 3,1% neste ano e de 1,9% no ano que vem. O desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro ficaria atrás apenas de países como Rússia e Ucrânia, penalizados pela guerra.

Além da desconfiança dos investidores com a economia brasileira, outros fatores contribuem para agravar a recessão que o país enfrenta, como a crise política e os reajustes de tarifas, especialmente da energia, que quase dobrou, aumentando também os níveis inflacionários.

A previsão de inflação para o ano que vem, de 6,47%, também já está próxima do teto da meta estabelecida pelo governo, que é de 6,5%.

Da assessoria do PSDB Nacional

———

Assessoria de Comunicação
Diretório Regional – PSDB/DF
(61) 3340-4145

Ver mais