O TRE-DF (Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal) avisou nesta quarta-feira (20) que o eleitor do DF tem até esta quinta-feira (21) para se cadastrar na modalidade de voto em trânsito, que vale para todos que estiverem fora do seu domicílio eleitoral no dia das eleições deste ano.
Até o momento, no Distrito Federal já se inscreveram 2.647 eleitores para o primeiro turno e 2.510 eleitores para o segundo turno. O local definido para a recepção do voto em trânsito será o IESB da Asa Sul, na SGAS Quadra 613/614 – Lotes 97 e 98, L2 Sul, em Brasília.
Esses eleitores conseguirão votar para o cargo de presidente da República e seu vice. O período de cadastro teve início no dia 15.
Voto em Trânsito
O voto em trânsito é feito em cartório eleitoral. Para isso, basta que o eleitor cadastrado esteja com um documento oficial com foto. No momento do cadastro, os interessados deverão indicar o local em que estarão no dia do pleito. Ao se inscrever, o eleitor estará automaticamente desabilitado para votar em sua seção de origem. Essa opção também vale para os eleitores que estão inscritos no exterior, mas que estejam em trânsito no território nacional.
Segundo o TRE, todos os eleitores que não se cadastrarem na modalidade voto em trânsito e não puder comparecer a seção para votar normalmente, deverão justificar a ausência em qualquer uma das Mesas Receptoras de Justificativas, inclusive em seu domicílio eleitoral. Mesmo votando apenas para presidente e seu vice, quem optar pelo voto em trânsito não precisará justificar a ausência de voto para os demais cargos de sua cidade.
A alteração do local de votação ou o cancelamento da habilitação poderão ser solicitados até o término do prazo.
Informações: TRE/ R7