PSDB – DF

Em reunião com Nelson Barbosa, investidores fazem duras críticas à condução da política econômica no Brasil

MC-Nelson-Barbosa-20151221-6Brasília (DF) – O ministro da Fazenda Nelson Barbosa ouviu de investidores, especialmente estrangeiros, duras críticas quanto à condução da política econômica brasileira. Durante uma reunião para discutir o ambiente de negócios no Brasil, no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, empresários se queixaram dos problemas regulatórios, da altíssima carga tributária do país e da falta do retorno esperado para os seus investimentos.

De acordo com reportagem publicada nesta sexta-feira (22/01) pelo jornal O Globo, os empresários mostraram muita insatisfação. “Foi uma conversa dura”, disse um dos participantes ao jornal.

O encontro, batizado de Business Interaction Group on Brazil (BIG), também foi realizado no ano passado, com a presença do então ministro Joaquim Levy. Segundo um dos presentes, a conversa de 2015 foi mais serena pois havia maior expectativa quanto à recuperação da economia brasileira. “A expectativa era muito grande com Levy, mas o ano foi muito mais negativo do que se esperava. Agora, os empresários estão cobrando as promessas”, afirmou.

Os empresários cobraram do governo federal uma melhoria na regulação e no sistema tributário, para facilitar os investimentos no Brasil. Eles também pediram a criação de um escritório que centralize o atendimento a empresas estrangeiros interessadas em investir no Brasil.

Segundo o presidente do BNDES Luciano Coutinho, que também esteve presente na reunião, apesar dos investidores, tanto brasileiros quanto estrangeiros, demonstrarem vontade de investir no país, há uma grande dose de pessimismo, especialmente por parte dos brasileiros, que conhecem melhor o mercado, seus problemas, e têm uma visão mais crítica do país.

*Da assessoria do PSDB Nacional

————————

Assessoria de Comunicação
Diretório Regional – PSDB/DF
(61) 3340-4145

Ver mais