PSDB – DF

Em sessão solene, senador Izalci presta homenagem a Brasília

Senador Izalci Lucas (PSDB-DF) promoveu sessão solene na casa legislativa

O senador Izalci Lucas (presidente do PSDB/DF), conduziu a sessão solene realizada nesta segunda-feira (22) em homenagem aos 59 anos de fundação de Brasília.  Convidados para compor a Mesa do Plenário, a senadora Leila Barros (PSB-DF), o deputado distrital Rodrigo Delmasso (PRB-DF), a presidente do Memorial JK, Anna Christina Kubitschek, o secretário de Relações Institucionais do GDF, Vitor Paulo, o senador Chico Rodrigues (DEM/ RR), o Presidente do Clube dos Pioneiros de Brasília, Roosevelt Dias Beltrão, e o pároco da Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, Pe. João Firmino, enalteceram a iniciativa de Juscelino Kubitschek de construir a nova capital no interior do Brasil.

O primeiro a discursar foi o senador Izalci, autor do requerimento que permitiu a realização do evento. Com um discurso emocionado, o senador citou Renato Russo e ressaltou seu amor pela cidade, onde chegou ainda criança vindo de Araújos, Minas Gerais.

“Como disse nosso poeta Renato Russo: “Meu Deus do céu, mas que cidade linda”. A nossa capital é a capital da poesia, da arquitetura, da beleza, dos jardins e da esperança”.

Izalci contou que o pai veio pouco depois da inauguração da cidade, um dos muitos candangos que vieram de todos os cantos do país, especialmente do Nordeste e de Minas Gerais. Naquela época, lembrou ele, o pai resolveu que seu lugar era no cerrado e conseguiu convencer a família a vir para Brasília para buscar um futuro melhor para seus filhos.

“Chegamos aqui, eu minha mãe e meus irmãos em 1971. Viemos em uma carroceria de caminhão como todos os outros candangos. Nunca me esqueço da imagem de amplidão, do céu azul e mais perto da gente e do barro vermelho, para nós crianças um grande sitio para brincar”, relembrou.

Em paralelo com o crescimento da capital do Brasil, o senador falou como foi sua vida, os empregos pelos quais passou até chegar à carreira política e ser eleito para o Senado, ressaltando, com gratidão, tudo que Brasília proporcionou a ele e sua família.

“Minha história é a história dos filhos dos candangos. Brasília não só nos acolheu, como também abriu a clareira para que o País conhecesse as nossas riquezas agrícolas e minerais. Foi um experimento em todas as áreas, foi o lugar escolhido para que os brasileiros mostrassem sua força, sua competência e sua garra na construção de um País mais justo e mais igual”, destacou.

Ver mais