Levantamento feito pelo Tribunal de Contas da União (TCU), divulgado em reportagem desta segunda-feira (24) do jornal O Globo, revelou que estatais brasileiras têm participação em 234 empresas privadas no país. Algumas dessas companhias, aponta a reportagem, foram estruturadas com recursos das próprias estatais e depois foram contratadas por elas, sem processo de licitação. Um caso destacado pelo jornal é o da Gasene, empresa de fachada, de propriedade de um laranja, que foi contratada pela Petrobras para construção de gasodutos e está envolvida em contratos com superfaturamento superior a 1.800%.
Também têm propriedade em grupos privados as estatais Banco do Brasil, Eletrobras, Caixa Econômica Federal, entre outras.
Decisões do TCU já determinaram o fechamento de empresas ligadas a Correios e Caixa, devido a ilegalidades nas parcerias estabelecidas entre os grupos e as estatais. O fechamento da empresa ligada à Caixa motivou a investigação pelo tribunal.
“O trabalho do TCU vem revelando uma nova fronteira na busca de flexibilização (dos negócios). É um modelo que vem servindo de escudo contra a fiscalização por órgãos de controle e que vem permitindo contratações sem licitação. Esse modelo vem se repetindo em diversos casos e precisa ser fiscalizado”, disse ao jornal O Globo o ministro do TCU Bruno Dantas.
Clique AQUI para ver a reportagem de O Globo.