Na pauta, recondução do diretório e eleições 2022
Na noite desta segunda-feira (03/05) executiva do partido e filiados do PSDB/DF ser reuniram para a primeira reunião do diretório regional do PSDB-DF de 2021. O encontro foi on line pela plataforma Zoom – seguindo as orientações da OMS – e contou com a participação de cerca de 100 filiados.
Em razão da pandemia, a executiva nacional do partido prorrogou os mandatos dos diretórios regionais e segmentos até 05 de maio de 2022, por meio da resolução de 15/03/2022. O vice-presidente do diretório local, Maione dos Santos, conduziu votação simbólica de mudanças – em razão dos pedidos de desfiliação de Daniel Donizet (primeiro vice-presidente) e de Luis Felipe Belmonte – e das perdas, por falecimento, de Wilmar Rodrigues e Cesar Augusto. Abaixo, as principais mudanças:
1ª vice-presidência assume o Maione dos Santos Dias, no lugar de Daniel Donizet.
2ª vice-presidência assume Paulo Roberto Socha, no lugar de Maione dos Santos.
Como secretária assume Katia Stival, em substituição a Paulo Socha
O presidente do PSDB-DF, senador Izalci Lucas, falou das reuniões com os diretórios de todo o país e dos nomes que se submeterão às prévias para campanha majoritária, que devem acontecer no fim deste ano ou início de 2022. São eles: Tasso Jereissati, Joao Doria, Eduardo Leite e Arthur Virgílio. “O PSDB apresenta bons nomes”, disse o presidente regional, convocando os filiados a participarem: “a executiva nacional vai verificar a forma mais segura da participação de todos nesse momento democrático”, completou Izalci.
O senador, que está à frente do partido no DF desde 2015, falou sobre candidatura ao Governo do Distrito Federal em 2022. “Essa é a grande oportunidade do PSDB e a minha única oportunidade”, disse o tucano. O senador reafirmou sua disposição e seu compromisso com Brasília nos trabalhos que realiza no Senado Federal e em projetos de políticas públicas, como o “Repensar o DF.
Já o secretário do partido, Sérgio Ferreira lançou aos membros o maior desafio deste momento que é o de mapear uma pessoa com potencial para ser bom candidato às eleições proporcionais. “Sabemos da dificuldade da formação de nominata, mas precisamos de boas bancadas distrital e federal para apoiarem o governo”.
Pelo ITV-DF, o diretor Jean Carlos de Sousa falou dos cursos de formação previstos para este ano. Andreia Moura Zemuner, presidente do PSDB Mulher do DF, falou das campanhas em andamento como “Tem Que Parar” que combate a violência contra as mulheres . Pelo PSDB Jovem, Thábata Almeida convidou a juventude a ser mais ativa e informou que está em discussão no estatuto do partido, a alteração do limite de idade de 30 para 32 anos à participação de jovens membros no Secretariado.
O presidente Izalci aproveitou para reforçar a importância de um bom canal de comunicação com os jovens entre 16 e 18 anos que estão neste momento de pandemia, com sua formação estudantil comprometida com as aulas à distância. “O trabalho com os alunos deve ser no sentido de conscientizá-los de sua importância na política”, ressaltou. O senador finalizou com a famosa frase do filósofo Platão que disse: “quem não gosta de política, será governado por quem gosta”.
O coordenador do PSDSB Sustentabilidade, Cristiano Monteiro, falou do destaque que o tema tem tido na imprensa e redes sociais e agradeceu o empenho do presidente Izalci com as pautas relacionadas ao meio ambiente. Pelo Tucanafro, o presidente Fenelon Santos mostrou de como o segmento se fortaleceu com a expansão nas zonais do Guará, Núcleo Bandeirante, Sol Nascente e Sobradinho e, ao encontro de um dos principais anseios do diretório regional (mais mulheres na política), anunciou sua pré-candidata pelo segmento, professora Jana.
Todos os membros tiveram a oportunidade de falarem, numa demonstração de democracia, como os tucanos vem trabalhando fortemente. As reuniões acontecerão mensalmente e serão divulgadas aos filiados.