A recessão econômica instalada pelo governo da presidente Dilma Rousseff vai devastar os empregos no comércio varejista no Brasil. Projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) aponta que 253,4 mil empregos formais serão cortados em 2016. De acordo com matéria do jornal Correio Braziliensedesta terça-feira (12), se confirmado, o fechamento de vagas com carteira assinada terá sido 3,3% maior que o verificado no ano passado.
Na análise de Fábio Bentes, economista-sênior da entidade ouvido pelo jornal, o setor ainda não atingiu o fundo do poço. “A piora reflete um ajuste tardio no mercado de trabalho e a certeza de que o varejo sofrerá uma queda acentuada nas vendas”, avaliou. O emprego no comércio foi uma das últimas áreas engolidas pela crise, atingindo principalmente os segmentos de bens duráveis.
Para o economista, o aprofundamento da recessão que já se encaminha para a depressão econômica pode elevar ainda mais o desemprego em outros setores da economia. Com a queda da massa de rendimentos e, por sua vez, do faturamento do comércio, os lojistas tendem a enxugar o quadro de funcionários de forma mais intensa nos próximos meses. Segundo o jornal, a previsão de fechamento recorde de vagas levou a CNC a aumentar também a projeção de recuo das vendas em 2016 de 7,8% para 8,3%.
——————-
Assessoria de Comunicação
Diretório Regional – PSDB/DF
(61) 3340-4145