PSDB – DF

Governo gastou 10% a mais do que arrecadou nos últimos 12 meses

reais-dinheiro-money2A irresponsabilidade da gestão da presidente afastada Dilma Rousseff com a saúde financeira do país ficou comprovada mais uma vez nesta terça-feira (31), quando o Banco Central divulgou que o governo gastou, no acumulado de 12 meses até abril, um valor 10,08% acima do que foi arrecadado. Segundo matéria publicada pelo jornal Correio Braziliense nesta quarta, o déficit nominal da União, dos governos estaduais e das estatais atingiu a soma de R$ 603,7 bilhões no período.

O economista Juan Jansen, sócio da 4E Consultoria, mostrou preocupação com os dados apresentado. À reportagem do Correio, ele destacou que um rombo desta magnitude é insustentável.

“Um resultado tão ruim assim é preocupante porque, nesse nível, não é sustentável e impacta negativamente sobre a dívida pública se continuar crescendo. A Venezuela, por exemplo, que tem déficit nominal de 20% do PIB, vem financiando esse rombo com inflação que já está em 300% ao ano”, avaliou.

A tendência de crescimento da dívida pública foi confirmada pelo chefe do Departamento Econômico do Banco Central (BC), Tulio Maciel. De acordo com ele, a dívida bruta brasileira deve passar de 67,5% do Produto Interno Bruto (PIB) para 68,4% maio. Se nada for feito para reverter o quadro, o mercado prevê que esse percentual chegue a até 80% do PIB no ano que vem.

*Da assessoria do PSDB Nacional

Assessoria de Comunicação
Diretório Regional – PSDB/DF
(61) 3340-4145-

Ver mais